Pacientes de 90 e 81 anos têm alta no Hospital Regional de Luziânia

11 pacientes receberam alta na última semana no hospital do Governo de Goiás

Ao todo, os dois têm juntos mais de 170 anos, mas precisaram lutar separados pela vida ao contrair coronavírus. As vitórias de Luís Martins Pereira, 90 anos, morador de Valparaíso, e Edésio de Oliveira, 81 anos, de Santo Antônio do Descoberto, foram muito comemoradas na última semana pela equipe de saúde no Hospital Regional de Luziânia (HRL), unidade do Governo de Goiás.

Graças ao empenho e a dedicação dos profissionais de saúde do hospital, 11 pacientes puderam voltar em segurança para suas casas com suas famílias, após passarem um tempo internados no HRL. Um presente de Natal para os parentes e amigos dos dois idosos.

Luís Pereira Martins passou seis dias internado na Unidade Terapia Intensiva e apresentou dificuldades respiratórias. Depois ficou mais 16 dias na enfermaria até receber alta no último dia 15.

Edésio de Oliveira saiu do hospital no dia seguinte. Em sua saída, balões, cartazes e música embalaram os corredores do hospital, mostrando todo o carinho ao paciente. Foram seis dias na enfermaria, onde recebeu todo cuidado possível por meio da equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais.

Na última semana, outras nove pessoas também puderam voltar para casa. Agora, eles passarão 14 dias em casa para serem acompanhados à distância.

Em quase sete meses de funcionamento, um dos maiores hospitais de campanha do entorno de Brasília, soma 443 altas de pacientes com Covid-19, sendo 204 moradores de Luziânia. O resultado dos atendimentos e recuperação das pessoas, deve-se, principalmente, ao empenho dos profissionais da saúde, que se revezam diariamente para acolher e cuidar a população. As 11 altas desta semana entram na estatística dos mais de 290 mil pacientes curados no Estado de Goiás.

Sobre HRL

O Hospital Regional de Luziânia (HRL) começou a receber os primeiros pacientes com sintomas de Covid-19 no dia 20 de maio de 2020. Vieram transferidos pela central estadual de regulação de vagas do Estado de Goiás. Os leitos são ocupados gradualmente, a partir da avaliação diária e conjunta da direção com a Secretaria Estadual de Saúde.

Estadualizado, após passar oito anos em obras, o HRL foi o primeiro hospital do entorno do Distrito Federal dedicado a tratar pacientes com sintomas respiratórios agudos causados pelo novo coronavírus. Cerca de 1,2 milhão de pessoas, que moram na região, são beneficiadas pelo Hospital Regional de Luziânia.

Luiz Fernando (texto e foto)/ IMED

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo