Paciente internada no Hugo recebe autorização e amamenta filho

Unidade do Governo de Goiás permite a Vitória Araújo, que passará por procedimento cirúrgico,  matar a saudade de Bernardo, ao pegá-lo no colo e alimentá-lo

Vitória Araújo mata a saudade do pequeno Bernardo, de 2 meses, no estacionamento do Hugo

Quem vê o pequeno Bernardo, de 2 meses, dormir no carrinho, nem imagina o que a mãe tem passado nos últimos dias. A criança está sob os cuidados da família, porque Vitória Rodrigues de Araújo, de 20 anos, segue internada com pancreatite desde domingo passado, 7. Ela, que está na enfermaria do Hospital Estadual de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz (Hugo), recebeu autorização para passar um tempo com o filho, o que lhe deu direito de amamentar, pegar no colo e ainda matar a saudade.

“Ele tem o melhor cheiro do mundo, e eu estava com muita saudade de pegar, sentir e dar o mamá”, disse Vitória, enquanto amamentava Bernardo, que nem parece ter só os dois meses de nascido, porque é grandão e esperto. O menino, que chegou ao Hugo dormindo, já estava esperto, olhando por todos os lados, em menos de 1 minuto que foi colocado no colo da mãe. 

A iniciativa de trazer a criança estacionamento do hospital e seguir todos os protocolos de segurança, com higienização, usando roupas apropriadas e luvas, foi do clínico-geral da unidade do Governo de Goiás Renan Miranda. Ele percebeu que a mãe apresentava ingurgitamento mamário – mais conhecido como leite empedrado –, pela continuidade de produção das glândulas mamárias e a falta de retirada do leite. 

“Trazer a criança à unidade proporciona não só a solução para esse problema, mas também reforça o afeto entre mãe e filho, aumenta o vínculo entre os dois, trata do emocional da mãe, que vai passar por cirurgia na próxima segunda-feira, 15”, disse a psicóloga do Hugo Laiany Garcias.

A paciente segue com quadro de saúde considerável estável clinicamente, em leito de enfermaria. A unidade de saúde não descarta a possibilidade de autorizar uma segunda visita de Bernardo à área externa do Hugo, para que possa mais uma vez ter a oportunidade de ficar com a mãe, enquanto  segue a internação.

Jairo Menezes/INTS

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo