Paciente do Hutrin se recupera, deixa UTI e pede música de Roberto Carlos

Projeto Amor Cantado leva humanidade e solidariedade a pacientes internados e isolados pela doença na unidade do Governo de Goiás em Trindade

Já na enfermaria, Maria Malta vê Hercílio Ramos cantar “Como é grande meu amor por você”

Na tarde de quarta-feira, 12, a dona de casa Maria Malta Pereira dos Reis, de 60 anos, estava extremamente emocionada. Depois de passar três dias na UTI do Hospital de Urgências de Trindade (Hutrin), ela foi transferida para a enfermaria. A boa notícia veio acompanhada de uma “live” musical com sua canção preferida, “Como é grande meu amor por você”, de Roberto Carlos. Maria Malta tem dois filhos, netos e um cachorrinho da raça pug chamado Neném.

Mais de cem pessoas acompanharam a segunda edição da “live” Amor Cantado – Acolhimento Musical, iniciativa do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), organização social que administra hospitais em Goiás. Desta vez, os pacientes puderam fazer pedidos de música.

Além de Roberto Carlos, o cantor Hercílio Ramos Júnior também atendeu ao pedido de outra Maria, a Maria Flávia dos Santos, que queria ouvir “Chão de Giz”, de Zé Ramalho. “É uma oportunidade única de levar música boa para pessoas que precisam tanto de uma palavra de carinho”, disse Ramos.

Humanização

O objetivo do projeto é levar música de qualidade para os pacientes internados e diagnosticados com a Covid-19. A ação desenvolvida visa à humanização dos hospitais e dos atendimentos oferecidos à população.

A iniciativa conta com a participação dos hospitais Hutrin e Regional de Luziânia (HRL), que integram a rede do Governo de Goiás, e é transmitida pela TV Imed (https://www.youtube.com/channel/UCy3VN3tclg9U_4EL5Zs4ydg). Esse canal pode ser acompanhado pelos pacientes nas TVs dos quartos, pelos parentes dos internados pelo de celular ou smart TV e pelos funcionários dos hospitais, na recepção.

 “Percebemos que os pacientes gostam muito dessa interação. A música ajuda na cura e proporciona um momento de descontração, diz Getro de Oliveira Pádua, diretor do Imed.

Poder da música

Hercílio Ramos Júnior, engenheiro formado pelo Mackenzie que há 15 anos, dedica parte de seu tempo realizando ações e projetos sociais. Desde o início da pandemia, ele coordena o projeto Canta para Mim, destinado, principalmente, às casas de repouso. Por meio de suas redes sociais, ele se disponibiliza a cantar as músicas escolhidas pela audiência, para que se sintam acolhidas durante o período de isolamento social.

O Hospital Estadual de Urgências de Trindade Walda Ferreira dos Santos é uma unidade de assistência, ensino e pesquisa, que integra a rede de saúde do Governo de Goiás Conta com 48 leitos, seis deles de UTI, e tem perfil assistencial voltado para baixa e média complexidade em clínica obstétrica, clínica cirúrgica e clínica médica e clínica ortopédica. A unidade é referência para Trindade, onde está localizado, e as cidades vizinhas.

O HRL começou a receber os primeiros pacientes com sintomas de Covid-19 no dia 20 de maio de 2020. Foram transferidos pelo Complexo Regulador Estadual de Goiás. Os leitos são ocupados gradualmente, a partir da avaliação diária e conjunta com a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás.

Estadualizado, após passar oito anos em obras, o HRL foi o primeiro hospital do Entorno do Distrito Federal dedicado a tratar pacientes com sintomas respiratórios agudos causados pelo novo coronavírus. Cerca de 1,2 milhão de pessoas são beneficiadas pela unidade.

 

Aline Marinho (texto e fotos)/Imed

 

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo