Paciente do Hugo se recupera da Covid-19 após dois meses na UTI

Elayne Mendes Inácio, de 58 anos, chegou à unidade do Governo de Goiás em 25 de junho e precisou passar por cirurgia

Com profissionais do Hugo, Elayne comemora vitória sobre a Covid-19, antes de deixar o hospital

A paciente Elayne Mendes Inácio, de 58 anos, se recuperou na terça-feira, 10, da Covid-19, depois de dois meses internada em uma unidade de terapia intensiva (UTI). Ela estava desde o dia 25 de junho no Hospital de Urgências de Goiânia Dr. Valdemiro Cruz, para onde foi encaminhada depois de receber tratamento no Hospital de Campanha para Enfrentamento do Coronavírus (HCamp), também unidade do Governo de Goiás na capital.

Os dois meses de UTI não foram fáceis para Elayne. Quando se livrou da intubação, precisou ser traqueostomizada, no dia 12 de julho. Apresentou quadro de obstrução intestinal durante o tratamento da Covid-19 e precisou ser submetida a uma cirurgia.

A oclusão (fechamento) da traqueostomia veio no dia 31 de julho, pouco mais de um mês depois do aniversário de 58 anos da paciente. Quatro dias depois, em 4 de agosto, os médicos fizeram a decanulação em Elayne, ou seja, a retirada do tubo de traqueostomia da região da garganta.

Nessa terça-feira, 10, veio a notícia mais importante no tratamento da paciente: o exame negativo para Covid-19. Em seguida, Elayne foi transferida da UTI para a enfermaria de pacientes com a doença no Hugo, para observação, mas já sem sinais de coronavírus no organismo. No mesmo dia, recebeu alta e voltou para casa, em Goiânia.

Augusto Diniz (texto e foto)/INTS

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo