Paciente do HMAP é transferido para São Paulo para avaliação de possível transplante

Resultado de uma força tarefa realizada nessa sexta-feira, 25, ação foi articulada pela estrutura do Governo de Goiás, por meio da Subsecretaria de Vigilância e Atenção Integral à Saúde (Subvais) e Gerência de Transplantes da SES, com parceria da SMS de Aparecida de Goiânia, por meio do HMAP

 

Força tarefa do Governo de Goiás realizada nessa sexta-feira, 25, permitiu que um paciente de sexo masculino, de 44 anos, fosse transferido do HMAP para avaliação de possível transplante cardíaco em São Paulo (SP).

Um paciente de sexo masculino, de 44 anos, internado no Hospital Municipal de Aparecida (HMAP), com diagnóstico de miocardiopatia chagásica, foi transferido nessa sexta-feira, 25, para São Paulo (SP), para avaliação de possível transplante cardíaco. A vaga foi cedida pelo Hospital Albert Einstein de São Paulo, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS), e pela força tarefa ordenada pelo Governo de Goiás, por meio da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO).

O trabalho é resultado de um esforço conjunto entre unidades hospitalares – HMAP e Hospital Albert Einsten -, sistema nacional de transplantes e transporte aeromédico. “Este é o Sistema Único de Saúde com uma qualidade assistencial exemplar. É o verdadeiro papel do Estado, usar sua estrutura para salvar vidas”, destacou o titular da SES, Sérgio Vencio.

Após avaliação da equipe médica, o paciente foi encaminhado à Central de Transplantes para avaliação de transplante cardíaco. Com a solicitação da vaga à Central Nacional de Transplantes, em instituição habilitada para avaliação e realização dessa modalidade de transplante, o paciente foi encaminhado por meio de Tratamento Fora de Domicílio (TFD). Além disso, houve disponibilização de casa de apoio para a acompanhante do paciente.

“O paciente agora será avaliado, pois tem critérios para entrar na fila de transplante, e depois dessa análise do hospital especializado, saberemos se de fato ele entrará na fila”, explica a gerente de Transplantes da SES, Katiúscia Christiane Freitas.

Força tarefa
O transporte aéreo foi realizado pelo Serviço Aéreo do Estado de Goiás (SAEG), devido à necessidade de um avião maior, pois a internação do paciente necessitava da presença de acompanhante.

Também participaram da operação, a Subsecretaria de Vigilância e Atenção Integral à Saúde (Subvais/SES); Gerência de Transplantes; Secretaria Municipal de Aparecida de Goiânia, por meio do HMAP, que foi a unidade de origem do paciente; Corpo de Bombeiros Militar de Goiás; e para o transporte terrestre, SAMU Aparecida e SAMU – SP; além da unidade destino Hospital Albert Einstein unidade Morumbi.

Fotos – SAEG

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo