Paciente do HDS promove festa de aniversário para comemorar seus 64 anos de vida

O morador e paciente do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta – HDS, unidade da SES-GO, Idalci Cabral da Silva, comemorou seu aniversário de 64 anos rodeado de amigos e colaboradores da unidade, em um almoço muito especial. A festa aconteceu no dia 28 de dezembro na casa do aniversariante, a Residência Assistencial do HDS.

“É uma alegria muito grande poder comemorar meu aniversário aqui. Quanto mais de idade eu fico, mais eu gosto de agradecer a Deus. A vida é feita de amizades e, graças a Deus, aqui eu tenho amigos. Sou muito grato e feliz por tudo isso”.

Morador do hospital há 38 anos, desde a extinta Colônia Santa Marta, Idalci realizou o desejo de comemorar o dia especial com um churrasco e com seus amigos e colaboradores do HDS. O paciente, que possui sua própria aposentadoria, pagou pela organização da festa e agradeceu a oportunidade. “Me sinto muito independente em poder pagar pela minha festa. Sei que sou capaz”.

Ex-funcionária do hospital, Maria das Dores Pereira, fez questão de prestigiar o amigo. “Trabalhei aqui durante 22 anos e considero esses pacientes como minha família. Conheço o Idalci há muitos anos e me senti muito honrada em receber o convite para sua festa de aniversário”.

A auxiliar de enfermagem Leila Secunda Lima, trabalha no HDS há 35 anos e também participou do almoço em comemoração a nova idade do Idalci. A colaboradora ficou emocionada com a alegria e a satisfação do paciente.

“De todo esse tempo que trabalho aqui, essa é a primeira vez que vejo uma festinha tão bonita e preparada com tanto amor assim. A direção do hospital se envolver para realizar o sonho do paciente significa a valorização do nosso paciente. Fico muito feliz em ver toda essa integração”.

A supervisora de Reabilitação Psicossocial do HDS, Cledma Pereira Ludovico de Almeida, organizou o aniversário e destacou a importância da promoção da festa para o paciente morador.

“O Idalci se sentiu independente e incluído em poder promover sua festa de aniversário. Esse trabalho é uma forma de devolução da cidadania ao paciente, que por muitos anos sofreu com a segregação e com o preconceito. Fazemos de tudo para devolver a dignidade a todos os nossos pacientes remanescentes da extinta Colônia Santa Marta”.

Residência Assistencial

Além de Idalci, outros 17 pacientes moram na Residência Assistencial do HDS. A casa é um local de acolhimento de longa permanência destinado a pacientes, em sua maioria com alto grau de dependência física e psicológica, que por não terem sido inseridos na sociedade contam exclusivamente com a tutela do Estado para viver.

Antes da Residência Assistencial, os moradores viviam em pavilhões precários e sem infraestrutura adequada, construídos na época da Colônia Santa Marta.

Colônia Santa Marta

Fundada em 1943, a Colônia Santa Marta, localizada em Goiânia, era uma instituição criada pelo Governo do Estado para o isolamento e tratamento de pessoas acometidas pela hanseníase. Na época, o local era conhecido como leprosário.

Em consequência da nova política de atenção aos portadores de hanseníase, e de diretrizes nacionais de desospitalização para estes pacientes, em 1983 a Colônia Santa Marta foi transformada em Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS Santa Marta). Em dezembro de 2013, a Associação Goiana de Integralização e Reabilitação (AGIR) assumiu a gestão do hospital.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo