Paciente com Esclerose Múltipla recebe atendimento multiprofissional no CRER

O dia 30 de agosto é marcado como o Dia Nacional de Conscientização sobre a Esclerose Múltipla que, segundo a Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM), acomete 35 mil pessoas no Brasil. No Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo – CRER, unidade da SES-GO, 29 pacientes com a doença se encontram em tratamento hoje na unidade.

Ieda Mara Dias Ferreira, de 63 anos, é uma das pacientes em tratamento no hospital. Com a doença há 19 anos, ela passa pelo tratamento de reabilitação. “Há quatro anos a doença me deixou em uma cadeira de rodas. Mas, depois do início das minhas terapias senti muita melhora na firmeza das minhas pernas, hoje já consigo ficar em pé. Enfrentar uma doença como a esclerose não é fácil, é preciso ter calma e muita fé para conseguir conviver com a doença”.

Com apenas 24 anos, Paulo Ricardo Pires da Costa descobriu a doença. Hoje, com 29 anos, ele faz tratamento e depende, quase que exclusivamente, da ajuda da família. O pai do paciente, comemora a celebração de um dia voltado à conscientização da Esclerose Múltipla. “Quando descobrimos que nosso filho estava com essa doença foi muito triste e assustador, isso porque não sabíamos nada sobre a Esclerose. Então, conscientizar e informar sobre a doença é importante, inclusive, para o tratamento do paciente. É preciso conhecer a doença para enfrentá-la de frente e com coragem”.

Esclerose Múltipla

A Esclerose Múltipla (EM) é uma doença neurológica, crônica e autoimune – ou seja, as células de defesa do organismo atacam o próprio sistema nervoso central, provocando lesões cerebrais e medulares. Embora a causa da doença ainda seja desconhecida, a EM tem sido foco de muitos estudos no mundo todo, o que têm possibilitado uma constante e significativa evolução na qualidade de vida dos pacientes.

A Esclerose Múltipla não tem cura e pode se manifestar por diversos sintomas, como por exemplo: fadiga intensa, depressão, fraqueza muscular, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares e disfunção intestinal e da bexiga. (Fonte: ABEM)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo