Outubro é o mês de luta contra o câncer de mama
A iluminação em tom rosa, aos poucos, toma prédios e autarquias na Capital. Outubro já é consagrado como o mês internacional na luta contra o câncer de mama, que no Brasil responde a cada ano por 25% do número de novos casos de câncer. Para celebrar a data, a gerência de Saúde da Mulher, da Criança e do Adolescente da Secretaria de Estado da Saúde realizará uma série de palestras educativas (Ver abaixo).
De acordo com dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), o câncer de mama é o tipo mais comum entre as mulheres. Relativamente raro antes dos 35 anos, têm-se, acima dessa idade, uma incidência crescente e progressiva, especialmente após os 50 anos. Estatísticas indicam aumento dessa incidência tanto nos países desenvolvidos quanto nos em desenvolvimento.
O mês de outubro é dedicado à conscientização de toda a sociedade sobre as atitudes necessárias para promover a prevenção e a detecção precoce do câncer de mama, tendo também com objetivo alertar as mulheres para conhecerem suas mamas, identificar alterações, bem como incentivar a realização de exames periódicos de mamografia de rastreamento.
Prevenção
O método de rastreamento deste tipo de câncer é a realização do exame de mamografia e a recomendação, atualizada em 2016, é de que mulheres entre 50 e 69 anos façam uma mamografia a cada dois anos. Essa é também a rotina adotada na maior parte dos países que implantaram o rastreamento do câncer de mama e tiveram impacto na redução da mortalidade por essa doença.
Segundo estimativas do Inca, 57.120 novos casos de câncer de mama poderão surgir no Brasil e 1.500 em Goiás. De acordo com os dados fornecidos pelo Sistema Oficial de Informação do Câncer – SISCAM, o percentual de mulheres de Goiás e na faixa etária alvo (50 a 69 anos) que realizaram o exame de mamografia ainda é baixo.
Um dado que permite conhecer o número de mamografias realizadas é a comparação entre exames de mamografias em mulheres de 50 a 69 anos e população feminina da mesma faixa etária. O Estado de Goiás está abaixo do ideal, com o índice de 0,14%, enquanto que o aceitável e de 0,50. “É essencial que a mulher na faixa etária adequada realize o exame a cada dois anos”, ressalta a gerente da Saúde da Mulher da SES-GO, Jordane Moreira.
Os benefícios da mamografia de rastreamento incluem a possibilidade de encontrar o câncer no início e ter um tratamento menos agressivo, assim como de menor chance de morrer da doença, em função do tratamento oportuno. O câncer de mama também acomete homens, porém é raro, representando apenas 1% do total de casos da doença.
Estima-se que por meio da alimentação, nutrição e atividade física é possível reduzir em até 28% o risco de a mulher desenvolver câncer de mama. Controlar o peso corporal e evitar a obesidade, por meio da alimentação saudável e da prática regular de exercícios físicos, e evitar o consumo de bebidas alcoólicas são recomendações básicas para prevenir o câncer de mama. A amamentação também é considerada um fator protetor.
A terapia de reposição hormonal (TRH), quando estritamente indicada, deve ser feita sob rigoroso controle médico e pelo mínimo de tempo necessário (INCA, 2016). Para mais informações: https://www.inca.gov.br/outubro-rosa/outubro-rosa.asp
Outubro Rosa
A história do Outubro Rosa remonta à última década do século 20, quando o laço cor-de-rosa, foi lançado pela Fundação Susan G. Komen for the Cure e distribuído aos participantes da primeira Corrida pela Cura, realizada em Nova York, em 1990 e, desde então, promovida anualmente na cidade.
A ação de iluminar de rosa monumentos, prédios públicos, pontes, teatros, dentre outros surgiu posteriormente, e não há uma informação oficial, de como, quando e onde foi efetuada a primeira iluminação. O importante é que foi uma forma prática para que o Outubro Rosa tivesse uma expansão cada vez mais abrangente para a população e que, principalmente, pudesse ser replicada em qualquer lugar, bastando apenas adequar a iluminação já existente.
Confira aqui cartilha da campanha do outubro rosa “Vamos falar sobre isso?”
Atividades durante o “Outubro Rosa”
Dia 05/10
Local: SESC
Horário: 19h
Dia 07/10
Local: PUC /GO
Horário: 15h
Dia 11/10
Local: Empresa BTCC (Oi)
Horário: 09h
Dia 13/10
Local: Hugol – Palestra sobre prevenção do Câncer de Mama
Horário: 15h30
Dia 17/10
Local: DATAPREV
Horário: 09h
Dia 18/10
Local: Entrada do Palácio das Esmeraldas (adesivaço – em parceria com a Secretaria Cidadã)
Horário: 16h
Dia 26/10
Local: Ascom-Vila São Cotolengo
Horário: 09h e 14h
Dia 27/10
Local: Laticínio Itambé
Horário: 15h