OSS de Goiás é primeira a adotar plataforma de compras do governo federal
Instituto Patris faz a gestão do Hospital Estadual de Luziânia, no município do Entorno do Distrito Federal, onde implantou sistema de compras exigido pela nova Lei de Licitações
O Instituto Patris, Organização Social de Saúde (OSS) que faz a gestão do Hospital Estadual de Luziânia, é pioneira na implantação da plataforma Compras.gov, do governo federal, inovação que é exigida pela nova Lei de Licitações e Contratos. A realização de pregões eletrônicos pelo Portal de Compras do Governo Federal (Comprasnet) é a forma mais segura e transparente para contratações.
Qualificada como Organização Social de Saúde em Goiás em dezembro de 2021, o Instituto Patris recebeu autorização da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) para operar suas licitações pela plataforma do governo federal.
O advogado Vittor Galdino, dirigente da OSS explicou as vantagens da utilização do portal do governo federal. “Além da vantagem da economia, por ser gratuita, a plataforma permite o cumprimento da Lei de Licitações, que obriga a publicação dos editais de licitação no Portal Nacional de Contratações Públicas (PNCP). “Além de aumentar substancialmente o alcance das publicações, a divulgação traz ainda mais concorrência e economicidade ao processo”, explica Galdino.
Vantagens
A direção do Instituto Patris requereu à SES-GO autorização para aderir à plataforma, demonstrando as vantagens. Vittor Galdino lembra que essa revolução só foi possível com a participação da pasta. Antes da implantação do serviço, a equipe da OSS foi qualificada para aderir ao sistema de compras de forma eletrônica.
“Qualificamos nossa equipe de agentes de contratações com cursos específicos, e assim considero a adesão uma conquista, pois é nossa obrigação zelar com responsabilidade e respeito ao dinheiro público e, com a utilização de uma plataforma de compras governamental, a transparência ativa fica muito mais evidenciada, levando a confiabilidade esperada pelo Governo de Goiás”, comentou.
Com mais transparência e eficiência na aquisição de bens e serviços a estimativa é de economia para os gastos públicos e maior eficiência nos serviços prestados.
Hélmiton Prateado (texto e foto)/Instituto Patris