Operação Ponto Final: redução da criminalidade nos terminais de ônibus e segurança à população

“Ponto Final ao assédio, ao desrespeito, à violência” é um projeto institucional, unindo parcerias para conjunto de ações voltadas para a defesa do cidadão, e teve início na manhã desta quarta-feira, 02/05, no Terminal Vera Cruz, região oeste da Capital.

Ponto Final ao assédio, ao desrespeito, à violência” é um projeto institucional, unindo parcerias para conjunto de ações voltadas para a defesa do cidadão, e teve início na manhã desta quarta-feira, 02/05, no Terminal Vera Cruz, região oeste da Capital. As ações baseiam-se em atendimentos conjuntos dos órgãos envolvidos, nos principais terminais de ônibus de Goiânia, objetivando o combate às infrações de menor potencial ofensivo, buscando a proteção dos clientes do transporte público coletivo, formado, sobretudo, por trabalhadores e estudantes.

O governador José Éliton, o prefeito Íris Rezende, o presidente do Tribunal de Justiça desembargador Gilberto Marques Filho e equipes, além de representantes do Ministério Público, do secretário de Segurança Irapuan Costa Junior, do comandante geral da Polícia Militar coronel Sílvio Vasconcelos e do comandante do Policiamento da Capital coronel Ricardo Mendes, foram no local na abertura oficial da ação para apoiar e incentivar as equipes de trabalho.

A ação movimentou o terminal de ônibus. A partir de agora o cidadão poderá, no local, realizar ações como lavratura de TCO, e encaminhamento imediato para a realização de audiência preliminar, que se fará em um ônibus cedido pelo Poder Judiciário, com as presenças de um juiz, de promotor de justiça e de um defensor público. A Patrulha Maria da Pena acompanhará de perto a movimentação nos terminais. Serão agregadas ainda diversas ações sociais “para o resgate e fortalecimento da cidadania dos clientes, como o combate à violência doméstica, o uso de drogas e álcool”, segundo explicou o governador José Éliton. O titular da SSP-Go Irapuan Costa Junior explicou que a ação não tem data para terminar e que haverá policiamento 24hs/dia de conformidade com a movimentação de pessoas.

AÇÕES GEED E PM

O Grupo Executivo de Enfrentamento às Drogas (GEED), parceiro neste trabalho, começou o dia sua equipe Caravana Anjos Urbanos distribuindo material informativo sobre as ações do órgão na prevenção às drogas, assim como o atendimento às pessoas pelo Centro Estadual de Avaliação Terapêutica Álcool e outras Drogas (Ceat-AD), e o telefone 0800-649-0145, para orientar quem precisa de ajuda. Também está sendo distribuído um livreto com diversas orientações, detalhando sobre o respeito à mulher, respeito ao idoso, dicas de segurança e números para denúncias para colocar “um ponto final à violência ao cidadão como um todo” esclareceu o presidente do TJ-Go Gilberto Marques Filho.

Várias dicas de segurança são divulgadas para os clientes do transporte coletivo, principalmente em duas situações: antes de embarcar e durante a viagem, tais como: comprar a passagem com antecedência, ficar atento à sua volta, desconfiar de esbarrões, colocar bolsas e valores à frente do corpo, evitar ficar sozinho à noite no terminal, conversar com estranhos, deixar celular no silencioso, não cochilar no trajeto, e em viagens com poucos passageiros, ficar mais próximo do motorista ou cobrador.

No livreto, estão todos os números de telefones das viaturas que estarão nos terminais, e dos órgãos afins que estarão atuando em benefício do cidadão:

Terminal Vera Cruz – 98591-6931

Terminal Padre Pelágio – 98591-7833

Terminal Dergo – 98591-6947

Terminal Praça A – 98591-5561

Terminal Praça da Bíblia – 98591-9277

Terminal Novo Mundo – 98589-7723

Patrulha Maria da Penha – 99930-9778

Polícia Militar – 190

Polícia Civil – 197

Corpo de Bombeiros – 193

Ministério Público – 127

Defensoria Pública – 3201-7024

Tribunal de Justiça – 3216-2000

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo