Oficinas atualizam equipes em cuidado psicossocial

Evento realizado em formato virtual leva conhecimento e padronização de ações na área de saúde para profissionais lotados em diferentes serviços no Estado

Apesar das limitações impostas pela pandemia de Covid-19, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) tem se empenhado em promover a atualização das equipes que atuam em diferentes áreas em todo o Estado. Uma, entre as várias ações que estão sendo realizadas, é a oficina “Atualização em cuidado psicossocial para profissionais da Raps”. 

Essa grande capacitação, efetivada de forma totalmente virtual, teve início em 14 de abril e prossegue até o dia 30 de junho, com o propósito de proporcionar o apoio técnico necessário aos profissionais que atuam diretamente na assistência à saúde mental. 

A gerente de Saúde Mental da Superintendência de Saúde Mental e Populações Específicas da SES-GO, Joice Duarte Batista, informa que as oficinas vão contemplar cerca de 300 profissionais que atuam nos serviços da Rede de Atenção Psicossocial (Raps), entre os quais, os Centros de Atenção Psicossocial (Caps), Unidades de Acolhimento e Serviço Essencial Terapêutico, Hospitais Gerais, Unidades de Atenção Primária e Estratégia de Saúde da Família. 

Para aperfeiçoar o aprendizado, o grupo foi dividido em duas grandes turmas. A primeira, Turma A, reúne trabalhadores das Macrorregiões Centro-Oeste e Centro-Norte. Já a segunda turma (B) é composta por profissionais das Macrorregiões Sudoeste, Centro Sudeste e Nordeste. 

Joice destaca que a ação conta com a colaboração valorosa de equipes da Faculdade de Enfermagem, por meio  do Recuid, da Universidade Federal de Goiás (UFG). 

As oficinas têm programação variada, na qual estão incluídos temas como Reforma Psiquiátrica, Política de Saúde Mental AD, Modelo Psicossocial e Clínica Ampliada, Registro de Ações de Atenção em Saúde Mental e Sistema de Informação em Saúde, Processos de Trabalho nos Caps com Ênfase no PTS, Apoio Matricial (Estratégia de Saúde da Família, Hospital Geral, Urgência e Emergência), Manejo de Crise (Fluxo de Atendimento), Cuidado aos Usuários de Álcool e Outras Drogas e Redução de danos. 

A gerente acentua que, por meio da realização das oficinas, espera contribuir para o aprimoramento profissional das equipes e, ao mesmo tempo, possibilitar um atendimento mais humanizado  aos usuários dos serviços que compõem a Raps.

As oficinas são transmitidas por meio da plataforma Zoom, nos endereços https:/www.even3.com.br/atualizacaps21 (Turma  A) e https:/www.even3.com.br/atualizacaps22 (Turma B).

Maria José Silva, da Comunicação Setorial da SES-GO
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo