Oficina da SES leva a municípios atividades sobre sustentabilidade e promoção à saúde

Iniciativa ‘Trem Bão’ da Promoção da Saúde passa por seis cidades contempladas pelo Projeto de Cofinanciamento das Ações de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás

Uma das atividades da Oficina ‘Trem Bão’ da Promoção da Saúde, no Nordeste Goiano

Sustentabilidade, alimentação saudável, prática de atividades físicas e cultura de paz nas escolas. Esses foram alguns dos temas abordados pela caravana da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) que visitou seis municípios goianos, no final de abril, com a Oficina ‘Trem Bão’ da Promoção da Saúde. A iniciativa teve como público-alvo profissionais de saúde e educação que atuam diretamente com os programas de Saúde na Escola (PSE) e Academia da Saúde no Nordeste Goiano.

As atividades, que contaram com o apoio das prefeituras municipais, foram realizadas nas cidades de São Domingos, Simolândia, Posse, Iaciara, Nova Roma e Cavalcante. Todas foram contempladas com o Projeto de Cofinanciamento das Ações de Vigilância em Saúde do Estado de Goiás, que garante aporte financeiro para a definição e execução de iniciativas de promoção à saúde. O objetivo é disseminar o conhecimento nas escolas, a partir de abordagens lúdicas que tragam reflexão para os estudantes e seus familiares.

“De onde vem o alimento que eu como? São alimentos com agrotóxicos ou orgânicos? Eles geram saúde ou podem me adoecer? No caso da atividade física, não basta eu ir jogar bola ou na academia. É preciso saber que as práticas corporais do dia a dia são importantes para que a gente tenha saúde e evite doenças”, explicou o coordenador Estadual de Promoção à Saúde, Hamilton Amorim Rezende. Dados do Inquérito Telefônico de Fatores de Risco e Proteção para Doenças e Agravos não Transmissíveis no Estado de Goiás (Vigitel), produzido em 2023 pela SES-GO, revelam que apenas 20% da população goiana com mais de 18 anos pratica atividade física no período de 150 minutos por semana.

Ainda segundo o Vigitel, a estimativa de hipertensos na população adulta em Goiás foi de 22,6% da população. Chama a atenção também a porcentagem de fumantes (13,1%) que supera a média nacional de 9,1%. Além disso, a população que se declarou acima do peso é de 57,3% no Estado. O Vigitel traz ainda números relativos ao Índice de Massa Corporal (IMC). Foi verificado que 57,3% da população tem IMC acima de 25, que é indicativo de excesso de peso. Em contrapartida, a taxa de pessoas que consomem regularmente hortaliças e frutas ficou em média 26,4%. Os números reforçam a importância de iniciativas como a Oficina ‘Trem Bão’ da Promoção da Saúde, que incentivam a promoção da saúde.

O representante da pasta ainda destacou a necessidade de trabalhar com os estudantes a cultura da paz no ambiente escolar, para evitar casos de bullying, como o que ocorreu no Estado de São Paulo este mês e que resultou na morte de um adolescente de 13 anos. “Precisamos trabalhar a cultura da paz, mas não do ponto de vista de se fazer ações pontuais, mas sim ações que levem a ter um ambiente respeitoso no dia a dia, nas relações com os colegas, professores e toda a comunidade escolar”, ressaltou.

Durante as oficinas, as equipes da SES-GO apresentaram experiências exitosas de países que têm adotado práticas como meditação, dança, teatro e rodas de conversas nas escolas. Os municípios terão até setembro para executar as ações previstas no projeto de cofinanciamento. “Nós acompanharemos de perto esse trabalho, garantindo que essas ações tenham uma qualidade realmente diferenciada e que, de fato, tragam impacto positivo para aquela região”, reforçou Hamilton Rezende. O ‘Trem Bão’ da Promoção da Saúde é uma iniciativa piloto no Estado, e a expectativa é de que, a partir do ano que vem, seja também levada a outros municípios goianos.

Aline Rodrigues/Comunicação Setorial

Fotos: Cássio Silveira/SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo