Oficina aborda avanços e aprimoramento dos processos na Saúde estadual

Tema é apresentado em oficina durante a última reunião no semestre da Comissão Interna de Chamamento de Contratos de Gestão em Serviço de Saúde da pasta

Servidora Andréa Maria Peixoto conduz oficina durante reunião na SES-GO

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) realizou, no dia 23 de junho, a última reunião, no semestre, da Comissão Interna de Chamamento de Contratos de Gestão em Serviço de Saúde, presidida por Layany Ramalho. No encontro, foram realizadas uma oficina para aprimorar a cadeia de valores da comissão e discutidas as atualizações dos novos editais e o andamento dos processos seletivos em curso na SES-GO.

A oficina, ministrada por Andréa Maria Peixoto teve como objetivo aprimorar a cadeia de valores da comissão. Essa ferramenta, desenvolvida por Michael Porter, em 1985, e utilizada pela equipe da SES-GO, identifica e interconecta todas as atividades realizadas pela organização, visando gerar valor aos clientes. Ao fortalecer essas conexões, busca-se obter uma vantagem competitiva para a organização, contribuindo para o crescimento da SES-GO e aprimorando seus processos internos de gestão.

“É importante ressaltar que cada organização possui sua própria proposta de valor, ou seja, as vantagens oferecidas pelos produtos e serviços em relação aos desafios enfrentados e aos problemas que ela busca resolver para seus clientes, diferenciando-se das demais. Esse valor é percebido pelos cidadãos/clientes”, explica Andrea Maria. 

Na próxima etapa, a equipe da comissão vai realizar a descrição e padronização dos processos de trabalho utilizando o Procedimento Operacional Padrão (POP) como ferramenta auxiliar. Serão identificados os riscos associados ao processo de chamamento, seguidos pela avaliação dos resultados por meio de indicadores de processos e resultados. Essa etapa vai contar com a colaboração ConectaSUS, por meio da gerente Pauliê Marcelly Santos, na elaboração de fichas técnicas dos indicadores já padronizadas por sua equipe.

A Comissão Interna de Chamamento de Contratos de Gestão em Serviço de Saúde adota normas de padrão internacional amplamente reconhecidas no Brasil, como ISO 9001 para processos, ISO 31000 para gestão de riscos, ISO 37301 para Compliance e as normas de acreditação, quando aplicáveis à assistência. Essas normas representam referências sólidas para garantir a qualidade e eficiência nas práticas e processos.

A última reunião da comissão no semestre contou com a participação ativa de todos os seus integrantes, entre eles, os servidores Fabiula Ines Martins, Keuly Karla Costa, Mário Andret, Murilo Faria e Rafael Rezende. E contou ainda com a presença do chefe de Gabinete, Adriano Sullivan Chagas, que representou o secretário Sérgio Vencio.

Luana Avelar, estagiária da PUC-GO (com informações de Andréa Maria Peixoto)/Comunicação Setorial

Foto: SES-GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo