Obras na Escola de Saúde vão modernizar toda estrutura do local e ampliar capacitações

Essa é a maior reforma pela qual a unidade já passou desde que foi inaugurada, há mais de 40 anos. A previsão é de que a revitalização seja concluída em janeiro de 2025

Secretário de Estado da Saúde e equipe da SES-GO vistoriaram as obras, iniciadas em 2023

A Superintendência de Escola da Saúde de Goiás (Sesg), unidade de ensino da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO), passa por ampla reforma, que irá modernizar toda a estrutura física e tecnológica do local. Na última sexta-feira (06/09), o andamento da obra, iniciada em junho de 2023, foi apresentado ao titular da SES-GO, Rasível Santos, que aproveitou a oportunidade para vistoriar os trabalhos. O projeto foi todo idealizado pela pasta de Saúde.

A reforma da unidade, localizada na Vila Legionários, em Goiânia, contempla a fachada, estacionamento, comunicação visual, banheiros, salas de aula, piso, toda a recepção, laboratório de informática, biblioteca, salas administrativas, salas de reunião, salão de eventos e muito mais. A Sesg terá ainda um novo sistema de multimídia e automação, que garantirá melhoria significativa no trabalho já desempenhado no local.

“A obra prevê uma completa modernização da Escola de Saúde, tanto do ponto de vista de adequação de estrutura física interna, estrutura física externa, paisagismo, mobiliários adequados para uma melhor atividade de ensino dos alunos, ergonomia, pensando também em acessibilidade e uma modernização tecnológica […] Então é realmente uma reformulação completa”, destacou a subsecretária de Inovação, Planejamento, Educação e Infraestrutura da SES-GO, Ana Carolina Abrahão.

Essa é a maior reforma pela qual a unidade já passou desde que foi inaugurada, há mais de 40 anos. A previsão é de que a revitalização seja concluída em janeiro de 2025. “Tivemos várias pequenas reformas, porém, muito pontuais. A gente tinha problemas de telhado, desde pequenas goteiras, até espaços que estavam totalmente inutilizados e que agora, com a reforma, passarão a ser usados”, pontuou a superintendente da Escola de Saúde de Goiás, 
Rafaela Veronezi. Toda a obra deve contar com investimentos na ordem de R$ 17 milhões.

Mais capacitações
Com a nova estrutura, será possível ampliar também a formação e qualificação profissional realizada no local. “As nossas capacitações terão um salto de qualidade e também de alcance, porque a obra não é só estrutural, mas também vai haver uma reforma tecnológica, um parque tecnológico que nos proporcionará transmitir os cursos, por exemplo, que estão sendo realizados aqui para todo o Estado, com gravações de videoaulas, de documentários, de podcasts, que vão proporcionar uma maior diversidade das nossas metodologias”, reforçou Rafaela.

Ainda conforme a superintendente da Escola de Saúde, a unidade certifica, em média, dois mil profissionais de saúde anualmente, mesmo com as inúmeras dificuldades enfrentadas. Com a revitalização e modernização do local, a expectativa é alcançar 12 mil profissionais capacitados em todo o estado nos próximos três anos, garantindo cada vez mais serviços de excelência à população goiana.

A Sesg é uma instituição que tem como missão impactar positivamente o Sistema Único de Saúde (SUS) de Goiás por meio da formação e qualificação dos profissionais da rede pública. A unidade também atua no incentivo à pesquisa e inovação em saúde. Atualmente, conta com cinco gerências e duas assessorias técnicas especializadas. No total, 164 servidores, dentre graduados, especialistas, mestres e doutores, atuam na Escola de Saúde.

Aline Rodrigues (texto) e Iron Braz (fotos) / Comunicação Setorial – SES/GO

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo