”O segredo é a gestão”, pontua Sérgio Vencio sobre metas para a saúde em 2023

Com a redução prevista na arrecadação de tributos, o titular da SES garante que os serviços serão mantidos e ampliados a partir da boa gestão dos recursos e humanização dos serviços

Saúde prepara reestruturação para avançar na integralidade do cuidado no próximo ano, afirma titular da pasta, médico Sérgio Vencio

O fortalecimento das ações da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) já está em definição pelo titular da pasta, Sérgio Vencio. O médico endocrinologista assumiu a pasta em novembro deste ano com a missão imediata de aprimorar os contratos com Organizações Sociais (OSs) responsáveis pela gestão das unidades de saúde da rede estadual. “A nova lei vai garantir mais eficiência e transparência nesses contratos, garantindo eficiência financeira e operacional aos cofres públicos”, garante.

A história de vida do secretário com a saúde pública reforça seu compromisso com uma gestão transparente e de qualidade. Filho de médico e assistente social, Sérgio Vencio se formou em medicina aos 22 anos e foi o primeiro residente em endocrinologia no Hospital das Clínicas da Universidade Federal de Goiás (HC/UFG). 

Com dedicação profissional no serviço privado, o secretário também se dedicou ao trabalho voluntário por 14 anos, na Casa de Eurípedes, e por 20 anos, no Hospital do Câncer Araújo Jorge. “Acredito que essa dedicação voluntária reforçou meu compromisso com a saúde pública e minha missão como médico”, pontua.

Para o próximo ano, Sérgio Vencio garante a implantação de novas subsecretarias na SES-GO. Em dobradinha com a Controladoria Geral do Estado (CGE), uma subsecretaria será instalada para cuidar da transparência da pasta, aprimorando a fiscalização dos custeios e investimentos. 

“Vamos investir nos convênios e ampliar a rede de atendimento em hemodiálise. Para esses investimentos, será preciso administrar cada vez mais, e melhor, as verbas públicas destinadas para o setor saúde. Aprendi muito com a seriedade da gestão por onde passei, e isso será aplicado na SES”, reforça.

Metas da gestão
Para o próximo quadriênio, o Plano Estratégico para a Saúde pontuou nove objetivos estratégicos e 25 metas. O fortalecimento da regionalização da saúde e o aprimoramento da gestão do Sistema de Saúde Pública são os objetivos principais na gestão 2023/2026, com a implantação do Hospital Estadual do Câncer de Goiás, interiorização dos serviços de oncologia e ampliação do atendimento em cidades-polo no interior de Goiás. 

Melhorar as coberturas vacinais por meio de apoio aos municípios é outra prioridade do Estado. Além da criação de equipes para a força-tarefa, pretende-se adquirir veículos adaptados para ações de imunização e produzir campanhas publicitárias.

Também fazem parte dos objetivos, ampliar serviços e atendimentos especializados nas policlínicas, finalizar e implantar o Hospital Estadual de Águas Lindas de Goiás, modernizar, integrar e aprimorar a gestão da regulação assistencial e fortalecer a humanização de pacientes e servidores.  “Precisamos humanizar o atendimento, e minha formação em medicina e espiritualidade será um diferencial para esse acolhimento aos pacientes e servidores da secretaria”, esclarece o secretário. 

Com o intuito de fortalecer a rede de atenção à saúde em Goiás, serão abertos mais dois serviços de terapia renal substitutiva (diálise, hemodiálise e  transplante renal) nas policlínicas estaduais. “Isso vai fortalecer a rede de atenção à saúde no Estado de Goiás, para garantir a integralidade do cuidado”, frisou.

Será implantado ainda serviço de reabilitação na rede de cuidados à pessoa com deficiência, a Rede Crer+. “Haverá a implantação do Centro Especializado em Reabilitação (CER 4), de Luziânia, com a estadualização da unidade”, explicou o secretário. 

A pasta ainda pretende capacitar 100% dos municípios selecionados para participação do Projeto Hearts, em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e UFG. “Esse é um projeto voltado para a atenção secundária, de tratamento de hipertensão arterial”, afirmou, acrescentando que hipertensão, diabetes e doenças pulmonares são, atualmente, os fatores que mais matam, com o câncer e acidentes de carro.

Também em parceria com a UFG, a SES-GO vai elaborar a linha de cuidado dos agravos pulmonares no Estado, com ênfase no tratamento de tuberculose, doença pulmonar obstrutiva crônica e câncer de pulmão. “Nesses próximos quatro anos, pretendemos erradicar a tuberculose no Estado”, prevê Sérgio Vencio. 
 
Tecnologia em saúde
A implantação do serviço de telemedicina na rede estadual de saúde é outra meta. A SES-GO pretende estabelecer esse serviço em cada uma das seis policlínicas estaduais e na atenção primária em cinco regiões de saúde do Estado. “Para isso, vamos tentar auxiliar a implantação dessa estratégia nos municípios”, afirma o secretário, acrescentando que, nos municípios, a efetiva implantação dessa estratégia deverá receber apoio do Estado
 
A fim de modernizar, integrar e aprimorar a gestão do sistema público de saúde, o Estado pretende implantar o projeto Qualifica Regulação. “Já estamos desenvolvendo um sistema próprio, com previsão de economizar R$500 mil mensais para resgatar a regulação”, afirmou o secretário, explicando que esse projeto é desenvolvido pela Superintendência de Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade da SES.

Sérgio Vencio também enfatiza que será aprimorado o processo de transformação da saúde digital em Goiás. “São metas que a pasta pretende alcançar integrando o serviço de apoio diagnóstico e terapêutico (SADT) e o serviço de imagem (Pacs) ao Prontuário Eletrônico do Paciente (PEP)”.  

O conjunto dessas metas para o próximo período de gestão devem garantir a consolidação da regionalização da saúde com foco na qualidade e aprimoramento da gestão dos recursos. O secretário garante que a seriedade na gestão dos recursos será um diferencial para alcançar os objetivos listados. 

Secretaria de Estado da Saúde – Governo de Goiás
Foto: SES

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo