HEMNSL promove evento temático, com Arraiá do NSP

Ação lúdica teve como objetivo conscientizar os profissionais sobre a importância da cultura de segurança do paciente 

Colaboradores do HEMNSL se divertem em dança de roda do Arriaiá do NSP da unidade

Um dos objetivos do Núcleo de Segurança do Paciente (NSP) é promover ações voltadas à segurança do paciente e a integração das diferentes áreas que trabalham com riscos na instituição. No intuito de disseminar essa cultura entre os colaboradores do Hospital Estadual e Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (HEMNSL), esse núcleo promoveu, na tarde de segunda-feira (26/06), com apoio de outros setores da unidade, uma ação lúdica, com temática junina.
 
O Arraiá do NSP também alertou para a questão da notificação, de fundamental importância para se estabelecer novas estratégias de trabalho. Com base na frase “você só pode mudar aquilo que você conhece”, a enfermeira do NSP, Brenda Castilho, realizou por meio da "pescaria junina", um jogo de perguntas e respostas relacionadas à questão de segurança do paciente. Quem acertasse a pergunta ganhava um brinde.
 
“Que momento bacana, festivo. Muito bom estar aqui”, disse o colaborador José Dilberto Correia. “Muito legal, descontraído. Amei a pescaria com perguntas relacionadas à segurança do paciente. Foi uma forma divertida de aprender um pouco mais”, avaliou a enfermeira Kássia Oliveira.

Correio de elogios
Além de informação, conhecimento, música, dança, comida típica, os colaboradores puderam escrever o famoso correio elegante, que são bilhetinhos com mensagens de elogios e agradecimentos, para os colegas de trabalho.

As enfermeiras Carla da Silva, Winny Alcovias e Paula Mota foram as que mais enviaram bilhetes. “A vantagem de ter uma equipe grande e fazer tantos elogios, significa que a equipe está coesa e em constante evolução. Tenho uma equipe dedicada e de excelência”, afirmou a coordenadora de enfermagem do setor de internação, Winny.

Este é o segundo ano consecutivo que os colaboradores utilizam o correio elegante de elogios e tem uma repercussão positiva na unidade. “Não existe motivação melhor do que essa demonstração de carinho. Ser recém-chegado na unidade e receber tantos elogios é supergratificante”, frisou o gerente de enfermagem Renato Graciano, que faz parte do quadro de colaboradores há apenas quatro meses e recebeu dez correios elegantes.
 
“Através do lúdico, buscamos aumentar a participação dos profissionais. Conscientizando sobre a importância da notificação, que é peça-chave para o controle, redução e prevenção de doenças e agravos e também, estimulamos a pesquisa de cultura da segurança do paciente”, destacou a enfermeira do NSP Brenda Castilho.

Marilane Correntino (texto e foto)/IGH

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo