Nona edição dos Comunicadores da Alegria é marcada por muita diversão no HGG

Pacientes da unidade do Governo de Goiás recebem mensagens e carinho de jornalistas e apresentadores e a alegria contagiante do Circo Laheto

Comunicadores enviaram vídeos e integrantes do Circo Laheto fizeram a festa com os pacientes

“Superfantástico, no Balão Mágico, o mundo fica bem mais divertido. Sou feliz, por isso estou aqui, também quero viajar nesse balão.” Foi com essa música que os colaboradores do Hospital Estadual Dr. Alberto Rassi (HGG) e os integrantes do Circo Laheto percorreram os corredores da unidade do Governo de Goiás na nona edição do projeto Comunicadores da Alegria. 

Diferentemente dos outros anos, a participação dos jornalistas foi totalmente on-line. Os profissionais da imprensa enviaram seus vídeos, desejaram melhoras aos pacientes e felicitações para os colaboradores e acompanhantes. Sem a presença física dos comunicadores, a mensagem foi levada para as enfermarias por meio de televisões instaladas no hall de cada andar da unidade.

A enfermeira Fabrícia Cândida auxiliou os colaboradores e integrantes do circo durante a dinâmica com os pacientes e afirmou que foi muito especial participar novamente do projeto. “A gente poder fazer a alegria dos pacientes é muito bom, muitos ficaram emocionados”, comenta. Fabrícia ainda ressalta que trabalhar no HGG é um presente. 

“Com os projetos de humanização temos a oportunidade de viver momentos únicos como este. Passamos por momentos de reflexão da vida, proporcionando acessibilidade à arte, ao circo e à música. Isso faz com que o ambiente seja diferenciado, levando um pouco de esperança para este momento”, afirma.

Gratificante
Parceiro desde o início do projeto, o palhaço do Circo Laheto Mayke Nogueira de Sousa comenta o quanto é gratificante participar do Comunicadores da Alegria do HGG. “Participar deste projeto é muito bacana, pois todo final de ano dá um gás. A gente vem, participa, tenta levar um pouco de alegria, de sentimento de paz, para quem às vezes não está tão legal. O mínimo que a gente faz pode fazer a diferença para as outras pessoas.”

Quem também aproveitou a festa foi a colaboradora da empresa terceirizada para serviços gerais do Hospital Maria de Jesus da Conceição Santos. Dia 23 de dezembro foi seu aniversário e ela recebeu os parabéns de uma forma bem calorosa. “Hoje é meu aniversário e estou aqui trabalhando muito feliz. Amei receber os parabéns do pessoal. Eu amo trabalhar no HGG. Vejo sempre essa animação aqui e é bom demais. É muito gratificante.”

Outro colaborador que se divertiu durante a ação foi Willan Farias, do Sesmt, conhecido durante o evento como “Palhaço Xaropinho”. “Foi uma satisfação muito grande participar da nona edição dos Comunicadores da Alegria. O objetivo é levar alegria para os pacientes que estão aqui com vários tipos de enfermidades. A gente tenta trazer leveza, viver a vida com paz. Foi sensacional estar aqui, hoje, voltar ao tempo de criança, tivemos uma energia muito positiva”, enfatiza Willian.

A paciente Miria de Sousa Rodrigues está internada no HGG há mais de dez dias. Já passou pelos Saraus de Natal e agora participou também dos Comunicadores da Alegria. “Traz um ânimo para a gente que está internada. Achei muito interessante, alegrou o Natal. Assisti o vídeo dos comunicadores, gostei muito da mensagem que eles mandaram para nós”, ressalta.

Paulo Ruan, produtor da PUC TV e participante dos Comunicadores da Alegria de 2021, foi um dos jornalistas que mais se produziu para levar a mensagem de fim de ano para os pacientes do HGG. “É muito gratificante estar no projeto Comunicadores da Alegria. Eu participo pela segunda vez de forma virtual, mesmo assim, eu fico imaginando a carinha de cada paciente, funcionário ou colaborador vendo o meu vídeo com uma mensagem positiva”, conta o jornalista.

Participantes de 2021
Participaram do projeto em 2021 os comunicadores Álvaro Cardoso (89 Rádio Rock), Ana Cláudia Rocha, Breno Magalhães (Diário do Estado), Jordevá Rosa e Cássio Neves (TV Goiânia Band), Catherine Morais e Cristiane Lima (O Popular), Elysia Cardoso (Jornal O Hoje), Flávia Vinhal (Band News FM), Henrique Augusto (Rádio Interativa FM), Johny Cândido (Caneta Café), Luciana Macial e Samuel Straioto (Rede Sagres), Luiz Geraldo e José Bonfim (Rádio CBN Goiânia).

E ainda Marília Rodrigues e Maycon Leão (TV Serra Dourada), Michelle Bouson (TBC), Oloares Ferreira, Eurico Rocha e Fred Silveira (Record TV Goiás), Patrícia Finotti (coluna Patrícia Finotti); Paulo Ruan (PUC TV), Pedro Ferreira (Comunicação SES), Segismar Jr. (BandNews FM), Tetê Ribeiro (Interativa FM), Theo Mariano (A Redação), Ton Paulo (Mais Goiás), Tony Carlo (Secom Governo de Goiás), Ulisses Aesse (Diário da Manhã) e Valterli Guedes (Presidente da Associação Goiana de Imprensa).

Formadores de opinião
O projeto tem como objetivo reunir formadores de opinião para uma experiência única exercendo um papel diferente do que estão acostumados. A ideia é fazer com que os comunicadores tenham uma visão mais ampla do HGG e o atendimento por meio do SUS, quebrando tabus sobre a saúde pública. Desde o início do projeto, em 2013, já passaram pelo HGG mais de 100 jornalistas.

Flávia Rocha (texto e foto)/Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo