“Nem sempre a gente cura, mas sempre a gente cuida”, diz superintendente da SEST-SUS

Luciana Vieira representou secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, na recepção aso 184 novos residentes

Os hospitais da Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) contarão com 184 profissionais da saúde que participarão dos programas de residência nos próximos anos. A cerimônia que recepcionou os novos residentes foi realizada na manhã desta sexta-feira, 1º, na sede da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS. A abertura contou com apresentação do Coro Cênico Ciranda da Arte, grupo de professores de música da rede estadual de ensino.

Da mesa diretiva participaram a superintendente da SEST-SUS, Luciana Vieira – representando o secretário Ismael Alexandrino –; a gerente da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago, Fabiana Carvalho; os coordenadores da Comissão de Residência Multiprofissional, Aurélio de Melo Barbosa; da Assessoria Geral das Comissões de Residências Médicas, Belchor Rosa Calaça Júnior; e das especializações strictu sensu da Unievangélica, Iransé Oliveira Silva.

A SES-GO oferece 49 programas de residência, dos quais 30 especialidades médicas e 9 para residentes multiprofissionais, em sete unidades hospitalares do Estado. A superintendente da SEST-SUS enfatizou o investimento público na especialização desses profissionais – SES e Ministério da Saúde financiam as bolsas – para o cuidado dos pacientes. “O Estado está acreditando no potencial de vocês para cuidar dos usuários do SUS. Nem sempre a gente cura, mas sempre a gente cuida”, disse Luciana, evidenciando que o universo dos usuários do sistema inclui os acompanhantes e colegas de trabalho.

A superintendente ainda falou sobre os desafios do SUS, um sistema incomparável aos de outros países, segundo ela, mas pediu aos profissionais para dispensar o mesmo tratamento e carinho tanto aos seus pacientes das unidades públicas, como dos consultórios particulares. Luciana também destacou a importância do papel dos preceptores das residências. “Aproveitem a convivência com seus preceptores, eles têm muito para ensinar, para moldar vocês. Eles poderão fazê-los melhores do que são hoje”, declarou aos novos alunos das residências.

Novos residentes

 Karine Kelms de Oliveira Mendonça, nova residente em pediatria no Hospital Materno Infantil (HMI), está seguindo os passos da mãe, que atua como pediatra na unidade há cerca de 10 anos. “Na faculdade, fiz plantão no pronto-socorro do HMI e trabalhei junto com minha mãe. Agora ela será minha professora e acredito que a cobrança será maior. Na residência, espero aprender mais sobre a rotina nos ambulatórios e atuar em conjunto com outras especialidades”, contou a médica.

Já a farmacêutica Kelly Gonçalves, uma das novas residentes multiprofissionais do Hospital de Urgências de Goiânia (Hugo), vai encarar o primeiro emprego em sua área de formação. “Desde a faculdade, sou apaixonada pela farmácia hospitalar, e quando assisti a uma palestra de uma farmacêutica residente do Hugo, decidi tentar. Estive ontem no hospital e fiquei impressionada com a organização. Já estou superansiosa para começar meu curso”, declarou, comentando que espera sair da residência com um emprego garantido na área hospitalar.

Daniela Becker, da Comunicação Setorial

Fotos: Karim Alexandre

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo