Nascem primeiras gêmeas no novo Centro Obstétrico do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano

Estrutura inaugurada pelo Governo de Goiás é mais um avanço do processo de regionalização da saúde promovido pela gestão Caiado. Recém-nascidas e mãe passam bem e já foram transferidas para a nova enfermaria

Pais e bebês contaram com estrutura, equipe e tecnologia no parto e pós-parto

O primeiro nascimento de bebês gêmeos, no recém-inaugurado Centro Obstétrico do Hospital Estadual do Centro-Norte Goiano (HCN), unidade do Governo de Goiás no município de Uruaçu, ocorreu na madrugada de quarta-feira (25/5). A chegada das irmãs Maria e Izís foi celebrada por toda a equipe da unidade. 

O parto foi realizado por meio de uma cesariana de emergência, e tanto as recém-nascidas como a mãe estão bem e já foram transferidas para o também novo alojamento conjunto da unidade. O espaço conta com mais de 30 leitos disponíveis para a população do Estado de Goiás.

“Garantir atendimento de alto padrão para as gestantes do Norte Goiano foi uma missão dada pelo governador Ronaldo Caiado e está sendo cumprida. O nascimento das gêmeas em uma cesariana de emergência mostra a necessidade desse serviço no interior do estado”, reforça o titular da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás, Sandro Rodrigues.

A pequena Maria nasceu com 2,29 kg, e sua irmã, Izís, com 2,57 kg. As gêmeas tiveram apenas um minuto de diferença de um parto para o outro. A primeira recém-nascida veio ao mundo às 2h29, e a segunda, às 2h30. A família recebeu todo o suporte e a cirurgia cesariana foi realizada com muita segurança. Tanto a mãe quanto as bebês contaram com estrutura, equipe e tecnologia durante o parto. 

“O centro obstétrico está pronto e preparado para partos de alto risco. Então, após serem reguladas via complexo, imediatamente, já reservamos, inclusive, os leitos da Unidade de Terapia Intensiva Neonatal. Porém, nesse caso, as bebês nasceram em ótimas condições de saúde e foram mantidas ao lado da família durante todo o tempo”, destaca a enfermeira coordenadora do novo setor do HCN, Larissa Nolasco.

Regionalização
O nascimento das gêmeas mostra como a iniciativa de regionalização da saúde, proposta pelo Governo do Estado, tem funcionado bem e atendido a diversas situações emergenciais na região. Antes da implementação, muitos cidadãos que precisavam de auxílio médico de urgência e emergência viajavam até quatro horas para conseguir atendimento adequado. 

Os novos espaços do HCN, inaugurados em maio, contam com alta tecnologia e toda estrutura necessária para atender a recém-nascidos de alto risco. A UTI neonatal é composta por dez leitos. Integrada ao espaço, passou a funcionar a Unidade de Cuidados Intensivos Neonatais (Ucin), com mais cinco acomodações. Já o novo centro obstétrico é estruturado com salas de partos normais e cesarianas. 

“Trabalhamos sempre para oferecer o melhor atendimento aos pacientes. Hoje, sem dúvida, o HCN faz toda a diferença na assistência à saúde de toda a população do Estado de Goiás”, diz Getro de Oliveira Pádua, diretor-geral do Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed), organização social que administra o hospital.

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo