“Não dói e é tranquilo”, diz governador Marconi Perillo ao incentivar a população a doar sangue
Governador de Goiás foi ao Hemocentro para doar sangue e também renovou o seu cadastro de doador de medula óssea
Como parte das celebrações do Dia Nacional do Doador de Sangue, o governador Marconi Perillo foi nesta sexta-feira (25/11) ao Hemocentro de Goiás e, em apenas nove minutos, doou o equivalente a 410 ml de sangue. “Eu vim aqui hoje para estimular as outras pessoas a fazerem o mesmo. O processo é tranquilo. Posso garantir que não dói, dura pouco e é importante para salvar vidas”, disse.
O governador goiano possui o tipo de sangue A+ e passou por todas as etapas do processo de coleta de sangue, como a realização do cadastro com endereço e todos os exames de qualificação do doador. Ele também renovou o cadastro de doador de medula óssea e visitou a unidade móvel do Hemocentro. Ao final, depois de doar sangue, tomou o café da manhã oferecido aos doadores. Ele estava acompanhado de superintendentes da Secretaria de Estado da Saúde.
Conscientização
A Semana Nacional do Doador de Sangue teve início na segunda-feira, dia 21, com uma cerimônia solene de homenagem aos doadores no Palácio das Esmeraldas. “Estávamos com uma média de 60 a 70 doadores por dia e passamos nessa semana para 180. É um momento de celebração”, diz Arione de Paula, diretor administrativo do Hemocentro. Segundo ele, o aumento no número de doações foi possível graças às campanhas de mobilização realizadas pela mídia e pelo Hemocentro e parceiros.
Doar sangue pode salvar quatro vidas e é um ato de amor ao próximo. “Vocês são os principais incentivadores desse chamado”, declarou o diretor geral do Hemocentro, Mauro Silva, ao dar entrevistas aos veículos de imprensa. Ele informou que a instituição tem duas unidades móveis para atender a demanda de empresas e entidades que desejam formar grupos para doação de sangue. A Semana Nacional do Doador de Sangue será encerrada amanhã, 26 de novembro, no Hospital Alberto Rassi – HGG, com o encontro de motociclistas.
Quais as condições básicas para doar sangue?
• Estar em boas condições de saúde
• Ter entre 16 e 69 anos, desde que a primeira doação tenha sido feita até 60 anos (menores de 18 anos precisam de autorização)
• Pesar no mínimo 50 kg
• Estar descansado (ter dormido pelo menos 6 horas nas últimas 24 horas)
• Estar alimentado (evitar alimentação gordurosa nas 4 horas que antecedem a doação)
• Apresentar documento com foto emitido por órgão oficial