Mutirão Governo de Goiás zera fila para exames de varizes em Luziânia

Iniciativa realizado por meio da SES-GO permitiu que 46 pessoas realizassem o exame com doppler MMI, indicado para o diagnóstico de insuficiência venosa nas pernas e trombose

Governo de Goiás leva a Luziânia serviços como mamografia, ecocardiograma, vacina e teste de Covid-19

Durante a sexta edição do Mutirão Governo de Goiás, realizado nesse fim de semana, no Jardim Ingá, em Luziânia, a Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) realizou mais de 3 mil atendimentos. A população do município no Entorno do Distrito Federal usufruiu tanto de serviços cotidianos, como vacinação e doação de sangue, até exames mais complexos e que necessitam de agendamento, como mamografia, ecocardiograma, testes oftalmológicos e doppler MMI.

No evento, a SES ofereceu 15 serviços à população, como mamografia, ecocardiograma, vacina e teste de Covid-19, entre outros. Mais de 150 servidores foram mobilizados em cada dia da ação, entre médicos, biomédicos enfermeiros e trabalhadores administrativos.

O secretário da Saude, Sandro Rodrigues, participou dos dois dias de mutirão e destacou a oferta dos 15 serviços de saúde à população. “Iniciativas como a do mutirão levam serviços para perto das pessoas. Zeramos a fila para exames como doppler MMII da região, com 46 pessoas atendidas e que poderão dar andamento no atendimento médico cardiovascular e, assim, reduzir a demanda por tratamentos eletivos”, afirmou.

Exames
Os exames com o aparelho de doppler foram executados por uma equipe do Hospital Estadual de Luziânia. A médica Natália Araújo Almeida, uma das responsáveis pelo procedimento, explicou que o doppler MMI é um exame de ultrassonografia que permite identificar ou aumento da vascularização nas pernas, além da velocidade e direção do sangue nos vasos sanguíneos.

“O doppler possibilita o diagnóstico de varizes, insuficiência venosa e trombose”, explica dra. Natália. Segundo a médica, a iniciativa atendeu a uma demanda reprimida da lista de pacientes que necessitavam para fechar o diagnóstico de distúrbios vasculares e assim serem encaminhados para tratamento cirúrgicos.

Satisfação
Morador de Luziânia, Carlos Martins, 59 anos, esperava havia um mês para fazer o exame. Recebeu um telefonema da SES e foi ao mutirão realizar o doppler. “Precisaria ir à Goiânia, vim aqui, perto de casa, e já estou com o diagnóstico em mãos. Agora, levarei o resultado ao médico, para conferir a necessidade ou não de cirurgia”, comenta, ao aplaudir a iniciativa do Governo de Goiás.

A gerente de Regulação Ambulatorial da SES, Susana Xavier, explica que os pedidos de exames não atendidos no mutirão foram encaminhados ao Hospital Estadual de Luziânia. “A equipe técnica elaborou uma agenda, e os pacientes realizaram os procedimentos no hospital.”  

Atendimentos consolidados 
Oftalmologia:  1.275
Vacina COVID-19: 364
Vacina Influenza: 137
Vacina tríplice Viral: 61
Vacina rotina: 22
Doação de sangue: 134
Cadastro Medula: 25
Ultrassom: 50
Eletrocardiograma: 74
Ecocardiograma: 34
Doppler MMII: 46
Testes Covid-19: 210
Regulação de pacientes: 493
Citológicos: 30
Mamografia: 73
Odontologia: 101

Maria Vitória (texto)/ Rodrigo Cabral (foto)

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo