Municípios aderem a projeto da SES de cidades saudáveis sustentáveis

Jandaia, Indiara e cidade de Goiás integram projeto, baseado em diretrizes definidas pela Organização Mundial de Saúde (OMS)

Com pouco mais de 6 mil habitantes, o município de Jandaia é exemplo de cidade em Goiás onde a administração implantou o projeto de “Cidade Saudável Sustentável” com resultado dentro do que estabelece a Organização Mundial de Saúde (OMS). Também se encontram nesse contexto os municípios de Indiara e Cidade de Goiás.

Para 2020, mais cinco municípios deverão aderir ao projeto da Superintendência de Vigilância em Saúde da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Coordenação de Desenvolvimento Humano e Sustentabilidade, no contexto da Coordenação-Geral de Promoção de Saúde.

A OMS define como Cidade Saudável quando, entre outros itens, há ambiente físico limpo e seguro, ecossistema estável e sustentável, ausência de espoliação humana, alto grau de participação social, necessidades básicas satisfeitas, orgulho e respeito pela herança biológica natural e cultura, meios de produção e serviços públicos acessíveis a todos e alto nível nos indicadores de saúde.

Participação popular

O movimento Cidades Sustentáveis focaliza a participação popular como forma de mobilização e democratização, buscando mudanças na forma de gestão de governo, orientando suas ações para transformar a cidade em um espaço de produção social da saúde e qualidade de vida da população.

Consolidado em Conferência da ONU sobre meio ambiente, o conceito de desenvolvimento sustentável é usado para designar o desenvolvimento em longo prazo, em que as necessidades da atual geração não impliquem esgotamento dos recursos naturais necessários para a sobrevivência das futuras gerações.

Em Goiás essa temática é tratada desde 2017, quando foi inserida no eixo do grupo de trabalho estadual de Promoção da Saúde/Suvisa, durante o Encontro Estadual de Estratégias de Promoção da Saúde.

Diagnóstico

Com o objetivo de planejar a agenda positiva para o território goiano, o encontro contou com a partição da Organização Pan-Americna de Saúde (Opas), Fundação Oswaldo Cruz do Distrito Federal (Fiocruz/DF), Secretarias Municipais de Saúde, regionais de saúde e movimentos sociais.

Na ocasião, o evento propiciou o diagnóstico das fragilidades, potencialidades e desafios para a construção de ações, projetos, programas, planos e políticas em promoção da saúde.

A experiência da Cidade de Goiás avançou e compõe o programa da gestão municipal. Em 2018, esse programa representou o Estado de Goiás no encontro latino- americano e do Caribe, de prefeitos de cidades saudáveis, em Acapulco, no México. Neste ano de 2019 os municípios de Jandaia e Indiara aderiram ao projeto.

Maria do Rosário Mesquita (texto e foto)/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo