Mulher de 94 anos vence Covid-19 e ganha festa no HRL

Após cinco dias internada, Espedita Bezerra do Nascimento emociona parentes e profissionais ao deixar a unidade do Governo de Goiás em Luziânia

D. Espedita Bezerra, de Valparaíso, recebe despedida calorosa no Hospital Regional de Luziânia

Mais um grande feito na vida de Espedita Bezerra do Nascimento, moradora de Valparaíso (GO). Aos 94 anos, ela viu o mundo entrar na Segunda Guerra Mundial, o homem ir à Lua, a chegada da televisão, mas vencer o coronavírus é uma das suas principais vitórias. Diagnosticada com Covid-19, ela chegou, no dia 5 de novembro, com sintomas de febre e falta de ar, ao Hospital Regional de Luziânia, unidade do Governo de Goiás no Entorno do Distrito Federal.

A família ficou assustada. “Foram dias de muita preocupação com minha mãe, principalmente por ela ser do grupo de risco”, disse o filho, Everaldo Bezerra. Com a ajuda de uma equipe multidisciplinar de médicos, enfermeiros, psicólogos, fisioterapeutas e assistentes sociais, Espedita foi melhorando aos poucos e não precisou ir para a Unidade de Terapia Intensiva. 

O tratamento humanizado dado aos pacientes com coronavírus no HRL é fundamental para a rápida recuperação dos doentes. Espedita ficou cinco dias na enfermaria. Na saída, foi recebida com festa pelos colaboradores e familiares. Sob aplausos, cartazes e a música “É preciso saber viver”, cantada pelos funcionários da unidade, a paciente emocionou a todos. Agora, ela ficará 14 dias em casa para uma recuperação completa.

“Quero agradecer todo carinho que nossa família recebeu aqui. Graças ao Hospital Regional de Luziânia, estamos unidos novamente. Vamos cuidar muito bem dela”, diz, emocionado, Everaldo Bezerra.

Sobre o HRF
O processo de estadualização do HRF teve início em agosto de 2019 e passou pela aprovação da Câmara dos Vereadores e da Assembleia Legislativa. O Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) assumiu a gestão da unidade em junho, com o compromisso de ampliar o atendimento à população. Na época, o Governo de Goiás instalou dez leitos de UTI para pacientes com a Covid-19 no hospital.

As obras na unidade continuam em andamento e, durante o processo de regionalização, a população continuará contando com os serviços de pronto-socorro 24 horas, clínica médica, ortopedia e atendimento a gestantes. Passada a pandemia as melhorias na infraestrutura do HRF ficarão para os moderadores do município, ampliando as opções de atendimento do Governo de Goiás para usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) no Entorno do Distrito Federal.

Dario Vasconcelos (texto e foto)/Imed

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo