MS altera calendário de vacinação contra varicela

O Ministério da Saúde passa a disponibilizar este ano a segunda dose da vacina varicela (atenuada) para crianças de 4 até 6 anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias). A vacinação nesta faixa etária visa corrigir possíveis falhas vacinais da primeira dose, além de aumentar a proteção deste grupo alvo contra varicela, prevenindo ainda a ocorrência de surtos de varicela, especialmente em creches e escolas.

O Ministério da Saúde passa a disponibilizar este ano a segunda dose da vacina varicela (atenuada) para crianças de 4 até 6 anos de idade (6 anos, 11 meses e 29 dias). A vacinação nesta faixa etária visa corrigir possíveis falhas vacinais da primeira dose, além de aumentar a proteção deste grupo alvo contra varicela, prevenindo ainda a ocorrência de surtos de varicela, especialmente em creches e escolas.

A primeira dose da varicela é ofertada aos 15 meses com a vacina tetra viral (sarampo, caxumba, rubéola e varicela). Diante destas evidências, o Brasil introduz a segunda dose de vacina varicela (atenuada) para as crianças de quatro a seis anos de idade. Dessa forma, as crianças de 4 até 6 anos de idade serão contempladas com duas doses de vacina contendo componente varicela.

O Ministério da Saúde também disponibilizará a vacina meningocócica C conjugada para adolescentes de 11 a 14 anos (14 anos, 11 meses e 29 dias). Em 2017, a vacina meningocócica C conjugada era disponibilizada somente para adolescentes de 12 a menor de 14 anos de idade.

Vacinação contra Febre Amarela

Em decorrência da expansão da área de circulação do vírus amarílico registrada no período de monitoramento entre 2016 e 2017 (julho/2016 a junho/2017) e após análise do cenário epidemiológico pós-surto da doença, o Ministério da Saúde identificou a necessidade de ampliar as áreas com recomendação de vacinação para os residentes ou viajantes, de nove meses a 59 anos de idade, com vistas a reduzir a incidência da doença. As novas áreas com recomendação para vacinação podem ser consultadas pelo link: https://portalms.saude.gov.br/saude-de-az/febre-amarela.

O Estado de Goiás é considerado área com recomendação de vacinação (ACRV), portanto toda população na faixa etária de 9 meses a 59 anos deve ter 1 dose da vacina febre amarela.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo