Motoristas são alertados sobre importância da doação de sangue

Um carro vermelho que vai se tornando branco está chamando a atenção dos motoristas de Goiânia. Ele está em vários outdoors espalhados pela cidade, lembrando os motoristas de que, todos os dias, dezenas de pessoas são vítimas de acidentes de trânsito e precisam de transfusões de sangue para escapar com vida.

A campanha do Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran) – que também conta com peças para rádio, TV, impresso e internet – começou a ser veiculada na segunda quinzena de novembro, às vésperas da Semana Nacional do Doador de Sangue (de 21 a 25 de novembro) e é uma criação da agência Espaço Nobre. Assinam o material, além do Detran, o Hemocentro, a Secretaria de Estado da Saúde e o Governo de Goiás.

Cleusa Carvalho, do atendimento da agência, conta que queria fugir da rotina das campanhas do Detran, que tratam, quase sempre, dos mesmos assuntos: uso do cinto, respeito à faixa de pedestre e proibição de dirigir depois de beber.

Ciente da quantidade de acidentes de trânsito e do impacto disso no Hemocentro, ela sugeriu à criação da agência que fizesse uma campanha associando o atendimento dos acidentados com a necessidade de sangue.

“Preservamos o caráter educativo mas conseguimos chamar a atenção para essa relação entre violência no trânsito e doação. Os dois assuntos são de interesse público”, explica.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo