Monitoramento de Medicamentos


Medicamentos

A importância econômica da área de medicamentos é considerável. Abrange um grande número de produtos. Sua composição é extremamente diversificada considerando as substâncias ativas, processos e tecnologias. O setor é constituído por empresas produtoras de medicamentos, indústrias farmoquímicas e importadores, além de farmácias, incluindo as hospitalares e as homeopáticas.

Os medicamentos comercializados no estado de Goiás são monitorados por meio dos seguintes Programas:

 

  • Programa Nacional de Verificação da Qualidade de Medicamentos (PROVEME)
  • Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade de Produtos

 

Programa Nacional de Verificação da Qualidade de Medicamentos (PROVEME)

Visando monitorar a qualidade dos medicamentos consumidos pela população, a Anvisa, em parceria com as Vigilâncias Sanitárias Estaduais e Municipais, INCQS e Laboratórios Oficiais dos Estados – LACEN’s, instituiu no ano de 2004 o Programa Nacional de Verificação da Qualidade de Medicamentos – PROVEME.

O objetivo do Programa é avaliar a qualidade dos medicamentos disponibilizados na Rede SUS, como medicamentos notificados com suspeita de desvio de qualidade, medicamentos analisados anteriormente com laudo insatisfatório e os medicamentos mais consumidos no mercado, além de construir e estabelecer indicadores em vigilância sanitária para serem utilizados como direcionadores de ações estratégicas e de criação de um modelo de intervenção preventiva, como também contribuir para a harmonização das ações de vigilância sanitária decorrentes de laudo de análise insatisfatório e implementar o Sistema de Gerenciamento de Amostras (SGA).

Programa Estadual de Monitoramento da Qualidade de Produtos

 

É um programa elaborado em conjunto com o LACEN/GO, para monitorar a qualidade dos medicamentos comercializados no Estado de Goiás, com o objetivo de avaliar a conformidade dos medicamentos quanto aos parâmetros de identidade, pureza, eficácia, inocuidade e integridade.

A escolha dos princípios ativos a serem monitorados quanto à sua qualidade, é acordada, anualmente, entre a SUVISA e LACEN/GO.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo