MNSL recebe primeira turma de internos de Medicina de 2017

Na manhã de hoje, 8 de fevereiro (quarta-feira), a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) realizou uma ambientação para acolher dez internos de Medicina do Instituto Master de Ensino Presidente Antônio Carlos (Imepac), de Araguari, em Minas Gerais. Os futuros médicos, que farão parte do quadro de funcionários da unidade por cinco semanas, foram os primeiros internos a serem recebidos pela MNSL, em 2017. O objetivo do acolhimento foi repassar informações sobre a maternidade de forma que todos tenham conhecimento das normas, procedimentos, história e estrutura organizacional da unidade, além de contribuir para que os alunos entendam sobre a melhor forma de lidar com pacientes e orientadores, com o intuito de facilitar a adaptação.

O coordenador da Qualidade, Igor Bezerra, foi o primeiro a discursar. Além de dar boas vindas, o profissional informou sobre as especialidades, número de funcionários da unidade e sobre os protocolos estabelecidos pela instituição. “Estamos todos à disposição para apoiá-los no que for preciso”, finalizou. Em seguida, a técnica em segurança do Trabalho, Anelu Rodrigues, explicou sobre os riscos de acidentes de trabalho e orientou sobre as formas de prevenção. “É importante conhecerem a NR-32, que estabelece diretrizes da área hospitalar que contribuem para que não ocorram acidentes. Algumas das regras são o não uso de adornos, a necessidade de utilizar sapatos fechados, entre outros”, disse. A fonoaudióloga Marilene Ribeiro, responsável pela Puericultura da unidade, também orientou sobre como os internos devem agir em relação às regras da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (Ihac), título que a MNSL carrega.

Ao fim, a gerente médica Izabela Rios se apresentou e falou sobre os benefícios tanto para a unidade quanto para os alunos em viverem na prática a rotina de um hospital escola. “Vocês terão a oportunidade de acompanhar junto aos preceptores o dia a dia do trabalho na área de ginecologia e obstetrícia e também em pediatria”, lembrou. Segundo ela, com essa vivência em diferentes áreas de atuação, os internos têm a possibilidade de optar pela área que mais têm afinidade quando forem fazer a residência. Segundo o estudante de Medicina, João Carlos de Andrade, que também passou por um período de aprendizado nas áreas de Clínica Médica e Cirurgia Geral em outra unidade hospitalar, o internato é muito produtivo. “Aqui na MNSL, o volume de atendimento é alto se compararmos ao que estamos acostumados em Araguari, então tenho certeza que será engrandecedor e que muitos de nós vamos nos descobrir futuros pediatras ou ginecologistas”, afirmou.

Parceria – A unidade recebe internos de medicina desde 1972. Atualmente, a seleção dos estudantes ocorre por meio de convênio firmado entre a Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS (Sest-SUS), Secretaria de Estado de Saúde de Goiás (SES-GO) e faculdades.

Fonte: Assessoria da MNSL

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo