MNSL realiza reunião com pais sobre vasectomia

A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) realizou na manhã desta quinta-feira (12 de maio) a terceira reunião de 2016 do grupo de Vasectomia. A intenção da unidade é oferecer acompanhamento interdisciplinar às famílias, visando orientá-las e conscientizá-las sobre a necessidade de um planejamento pessoal e familiar a curto, médio e longo prazo, incluindo aspectos sobre o uso de métodos contraceptivos. Os 41 participantes, homens que irão realizar a cirurgia em breve, esclareceram dúvidas com o urologista Nilson Pereira Pinto, receberam orientações da psicóloga Nelma Carneiro sobre o aspecto emocional e tiveram acesso a informações sobre a parte burocrática com a assistente social Vânia Crispim.

O encontro faz parte de eventos mensais com orientações sobre o procedimento que são oferecidos aos homens que são encaminhados para a MNSL por meio do sistema de regulação para a realização da vasectomia. O pedreiro Valmy da Silva Rocha, que tem 46 anos e um filho, tomou a decisão há cerca de dois anos e agora deu entrada na MNSL para realizar a cirurgia. “A minha consulta com o urologista está marcada para o próximo dia 19, e agora estou ainda mais confiante e certo da minha decisão”, concluiu.

Projeto – O grupo existe há 29 anos e em 2015 foram realizadas 108 cirurgias de vasectomia na unidade. Nos primeiros quatro meses deste ano foram 50 intervenções. A assistente social Eva Maria Carrijo pontua que a MNSL realiza um trabalho de esclarecimento muito intenso com cada interessado, assinalando os pós e contras da cirurgia. “Os pais nos procuram por livre vontade, mas temos o cuidado de passar todas as informações sobre o procedimento e por isso é obrigatória a participação deles nas palestras. É um método irreversível e é importante que eles saibam disso”, esclarece.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo