MNSL comemora Dia Nacional da Saúde

Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto com o objetivo de despertar na população o valor da saúde e de conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da educação nesse sentido, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) realizou uma programação especial hoje, 4 de agosto (sexta-feira), no auditório unidade.

Em comemoração ao Dia Nacional da Saúde, celebrado em 5 de agosto com o objetivo de despertar na população o valor da saúde e de conscientizar a sociedade brasileira sobre a importância da educação nesse sentido, a Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) realizou uma programação especial hoje, 4 de agosto (sexta-feira), no auditório unidade . À convite do setor de Qualidade da Maternidade, o Coral Voz Solidária, da Organização das Voluntárias de Goiás (OVG), se apresentou aos aos colaboradores e convidados presentes e o psicólogo Alexandre Castelo Branco ministrou obre “Transformações no corpo e na mente durante a gestação”. O tema foi escolhido para fazer referência à realidade das pacientes da MNSL.

Segundo o palestrante, a gestação de uma mulher se enquadra em uma das quatro possibilidades listadas por ele: planejada e desejada; planejada mas não desejada; não planejada mas desejada; e não planejada e nem desejada. Alexandre explicou que em casos em que as duas últimas possibilidades são verdadeiras as chances de frustração e pensamentos de aborto e abandono são mais comuns, além de haver grande probabilidade de a mãe desencadear uma depressão pós parto. “O desejo da mãe pelo bebê é o que define, do ponto de vista psicológico, o adoecimento ou a saúde da mulher durante a gestação. Por isso é tão importante que familiares, amigos e profissionais da saúde cuidem com atenção de mulheres que engravidarem contra a vontade”, aconselhou.

Ao final, os convidados, entre eles a superintendente executiva da Casa Civil de Goiás, Meirinha Valle; o delegado de Polícia e superintendente de Reintegração Social e Cidadania da Secretaria de Estado da Segurança Pública e Administração Penitenciária (Seap), Sidney Sousa; a psicóloga representante da Superintendência de Políticas para Saúde da Secretaria de Estado de Saúde (SES-GO), Dulcimary Bruno; a vereadora por Goiânia, Cristina Lopes; e a ex primeira dama de Goiás e ex deputada federal, Maria Bahia Valadão; e a presidente da Comissão de Direitos Humanos da Associação Brasileira Civil e Militar de Securidade Sociais, Lorena Ayres, assistiram a uma homenagem à assistente social da MNSL, Vânia Crispim, que se aposentou há uma semana e participaram de um café da manhã especial. “É uma honra comemorar essa data com nossos colaboradores e com tantos convidados especiais. Continuemos trabalhando em prol da saúde de tantos pacientes que buscam por assistência na nossa unidade”, declarou a diretora operacional da Maternidade, Ana Maria Caribé da S. Mello.

Celebração – Instituída em 1967, a data para comemorar o Dia Nacional da Saúde foi escolhida por ser o aniversário do sanitarista Oswaldo Cruz, um importante personagem na história do combate e erradicação das epidemias febre amarela e varíola, no Brasil, no começo do século XX.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo