MNSL capacita colaboradores sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança
A Maternidade Nossa Senhora de Lourdes (MNSL) promove, de 24 de agosto (quarta-feira) a 26 de agosto (sexta-feira), capacitação destinada a todos os colaboradores da unidade sobre a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), com o objetivo de orientá-los sobre a importância do aleitamento materno. A abertura do evento foi realizada nesta quarta-feira (24 de agosto) pela diretora operacional, Ana Maria Caribé da S. Mello, e pelo diretor técnico, Humberto Borges. Este destacou a importância da discussão do tema, que tem evidência mundial.
A primeira palestra da oficina foi ministrada pelo pediatra e avaliador do Ministério da Saúde (MS) em Goiás, Sebastião Leite, que trabalha com aleitamento materno desde a década de 1990 e defende amamentação exclusiva até os seis meses de vida do bebê, conforme preconiza o MS. “O nosso principal papel enquanto profissional de saúde é auxiliar a mãe a amamentar, caso ela não consiga. Por isso, considero extremamente importante este encontro, para atualizar os colaboradores da MNSL em relação à Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Criança (PNAISC). Sinto-me lisonjeado em poder colaborar com o fortalecimento desta política”, reforça Sebastião Leite.
A pediatra da MNSL Almerita Rizério Borges discursou sobre importantes passos para o aleitamento materno. “É importante que a mãe observe se a criança está fazendo a pega correta da mama e também se o intervalo do aleitamento respeita o prazo de 3 horas. Caso o intervalo seja menor, pode ser que a técnica utilizada na amamentação esteja incorreta e seja preciso o auxílio de um profissional” explica a pediatra.
A iniciativa foi elogiada pela auxiliar de Faturamento, Tályta Lorrane Bastos, que se sente mais capacitada para orientar outras mães. “Além da minha experiência de ser mãe, depois deste primeiro dia de curso, eu já me considero apta para auxiliar e orientar outras mães. Adquiri bastante conhecimento aqui hoje”, enfatiza Tályta. Nos próximos dois dias de curso, os colaboradores participarão de diversas outras atividades, dentre elas palestras, filmes alusivos ao tema, além de aulas práticas sobre ordenha manual e explicação da forma correta da pega da mama.
Fonte: MNSL