Ministra da Agricultura participa de mobilização contra Aedes

A ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu, participou nesta sexta-feira, 19 de fevereiro, de mobilização contra o Aedes aegypti em Goiânia. Ela foi ao lançamento do Comitê da Educação Goiana Contra o Aedes, em uma escola municipal, no Residencial Barravento, e juntamente com os secretários de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, e da Educação, Raquel Teixeira, visitou um colégio estadual no setor Mansões Paraíso, onde falou com alunos sobre a importância da participação de todos no combate ao mosquito.

As atividades fazem parte da Mobilização Nacional da Educação contra o Aedes. No Colégio Estadual Francisco Maria Dantas, a ministra explicou a crianças e adolescentes, do 3º ao 9º ano do Ensino Fundamental, como prevenirem-se contra o transmissor da dengue, zika e chikungunya. “Além de usarmos roupas claras e repelentes, precisamos matar os ovos e as larvas e cuidarmos da limpeza das nossas casas.”

Kátia Abreu ressaltou que o poder público está empenhado no cumprimento do seu papel. “Estamos ao lado de cada cidadão goiano para vencer essa luta. Já vencemos outras, também vamos vencer essa. O país não pode viver amedrontado com o risco de microcefalia e de outros problemas causados por este mosquito.”

O secretário de Estado da Saúde disse que a sociedade precisa unir forças para derrotar o Aedes e destacou que em Goiás as ações que vem sendo realizadas pelo Governo do Estado têm gerado resultados positivos. “De janeiro para fevereiro, o índice de infestação caiu de quatro para três por cento. Em março, com apoio de alunos e professores, esperamos reduzir esse índice para dois por cento.”

Já Raquel Teixeira informou que a Secretaria de Estado da Educação, Cultura e Esporte (Seduce) realizará, entre outras ações, um concurso de redação, desenho e vídeo sobre iniciativas contra o Aedes aegypti. “Essa ação deve mobilizar alunos da rede estadual, rede municipal e escolas privadas. A campanha só tem sentido com o engajamento de todos.”

A visita ao colégio contou também com as presenças do chefe de Estado Maior do Comando de Operações Especiais, Coronel Sérgio Shuingel; da secretária municipal de Educação de Goiânia, Neide Aparecida; e do diretor de Orçamento e Finanças da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares do Ministério da Educação, Cristian de Oliveira Lima.

A iniciativa tem como objetivo intensificar as ações de combate ao mosquito com vistorias e recolhimento de materiais que possam acumular água parada nas dependências e proximidades das unidades das redes municipal, estadual e federal de Educação.

A mobilização envolve a Secretaria Municipal de Educação e Esporte de Goiânia (SME), Seduce, Instituto Federal Goiano (IF Goiano), Instituto Federal de Goiás (IFG) e Universidade Federal de Goiás (UFG). A proposta tem ainda a colaboração da SES-GO, que disponibilizou material educativo audiovisual e gráfico, em produção, além de luvas para o trabalho dos estudantes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo