Membro do Comitê de Ética em Pesquisa do HGG participa de reunião da Conep, em Brasília 

O encontro acontece entre os dias 26 e 28 de abril, no Ministério da Saúde 

Adriane Espíndola, membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), participa do encontro, que acontece pela segunda vez de forma presencial, após a pandemia

A Comissão Nacional de Ética em Pesquisa (Conep) realiza entre os dias 26 e 28 de abril, no Ministério da Saúde, em Brasília, a reunião ordinária para avaliar os protocolos de pesquisas, bem como os recursos submetidos à pasta. Adriane Espíndola, membro do Comitê de Ética em Pesquisa (CEP) do Hospital Estadual Alberto Rassi (HGG), participa do encontro, que acontece pela segunda vez de forma presencial, após a pandemia.

As reuniões virtuais, são realizadas quinzenalmente, e participam profissionais de todo país, de diversas áreas de atuação. Têm como objetivo principal elaborar as resoluções e avaliar os aspectos éticos relativos às pesquisas com seres humanos no Brasil.  

Adriane Espíndola, que também é coordenadora do Comitê de Compliance e Política de Gestão de Riscos do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech), explicou que essa é uma oportunidade para o Estado de Goiás, por meio do HGG, contribuir para a ciência.

A Conep é responsável pela regulamentação da realização das pesquisas, das diretrizes e normas para a proteção dos participantes e elaboradas as relatorias, por meio de um colegiado que discute e emite parecer. “Na época da pandemia, por exemplo, trabalhamos full time, com reuniões diárias, para a avaliação das vacinas imunizantes da Covid-19”, pontuou.  

Adriane reforça que participa como relatora convidada, e já foi titular, eleita, pelo período de 2018 a 2021. “Os encontros são momentos de aprendizado, que reflete na qualificação do nosso comitê, porque ao participar eu replico as informações. Além das discussões técnicas, compartilhamos experiências de maneira mais próxima. É uma troca muito bacana, que gera crescimento pessoal e profissional, porque as questões éticas nos proporcionam reflexões que nos fazem melhorar como seres humanos.” 

Sobre o CEP do HGG
É um colegiado interdisciplinar e independente, de caráter consultivo, deliberativo e educativo, criado para defender os interesses dos participantes de pesquisa em sua integridade e dignidade e contribuir para o desenvolvimento da pesquisa dentro de padrões éticos em instituições de saúde que utilizam como objetos de pesquisa seres humanos. O CEP do HGG está subordinado diretamente à Seção de Ensino e Pesquisa e tem como coordenadora Andréa Inês Spadeto Aires.

Texto e foto: Comunicação Idtech

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo