Médicos fazem matrícula para especialização em hospitais públicos estaduais


Médicos aprovados em processo seletivo dos Programas de Residência Médica da Secretaria de Estado da Saúde se matricularam na tarde desta quarta-feira, 20/02, na sede da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS. 

No total, são 141 vagas em 33 especialidades médicas distribuídas em sete unidades hospitalares da rede pública estadual: Hospital Estadual de Urgências de Goiânia, Dr. Valdemiro Cruz (HUGO), Hospital Estadual de Doenças Tropicais Dr. Anuar Auad (HDT), Hospital Estadual Materno-Infantil Dr. Jurandir do Nascimento (HMI), Hospital Estadual Geral de Goiânia Dr. Alberto Rassi (HGG), Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (CRER), Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Governador Otávio Lage de Siqueira (HUGOL) e Hospital Estadual de Urgências de Aparecida de Goiânia Caio Louzada (HUAPA).

Os hospitais públicos da rede própria Secretaria de Estado da Saúde (SES-GO) tornaram-se hoje um dos principais polos de formação de médicos residentes. O recém-formado Caio Castro Medanha Barros, 23, chegou a passar no processo seletivo do Hospital Regional da Asa Norte em Brasíla, mas optou por fazer sua residência médica em anestesiologia no Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo. “O CRER é uma referência. Além de ser um bom hospital, a equipe e os preceptores de lá são muito bons”, explica ele, que conquistou o segundo lugar na classificação geral para residência em anestesiologia.

Caio afirma que fazer especialização nesta área era exatamente o que ele queria quando fez seu planejamento de estudos. “Eu me programei com um ano de antecedência pra estudar com foco na prova da SES”, conta.  O médico está com boas expectativas para os próximos anos de especialização e pretende continuar no Sistema Único de Saúde quando terminar a residência. “A ideia é dar o meu melhor e me dedicar aos pacientes. Quero continuar trabalhando no SUS pra retribuir o conhecimento que me proporcionaram”.

Os programas de residência médica da Secretaria de Estado da Saúde são oferecidos sob supervisão e assessoria da Escola Estadual de Saúde Pública Cândido Santiago, da SEST-SUS. De acordo com o coordenador da assessoria geral das comissões de residências médicas (COREMES), Belchor Rosa Calaça Júnior, a residência é o “padrão ouro” para a formação do médico especialista. “A SES-GO tem um papel fundamental nesta formação, já que oferece a maior parte das vagas nos Programas em residência médica do Estado de Goiás. Cerca de 40% das vagas são das unidades hospitalares da SES-GO”. 

Gabriela Dutra, da Superintendência de Educação em Saúde e Trabalho para o SUS, SEST-SUS

Foto: Erus Jhenner

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo