Médica residente é atração de Sarau Itinerante do HGG

Luhan Chaveiro vai interpretar MPB, com o irmão Tarihan, enquanto percorrem os corredores da unidade do Governo de Goiás

A médica residente Luhan Chaveiro e o irmão Tarihan: MPB

O dia 14 de agosto deste ano foi especial para Luhan Chaveiro Martins, médica residente em Geriatria do Hospital Estadual Alberto Rassi – HGG. Ela cantou para uma paciente que estava no Núcleo de Apoio ao Paciente Paliativo (Napp), onde faz atendimento. A professora Rogéria Maria Gonçalves, de 62 anos, que estava sem falar e bastante fragilizada, reagiu bem à interpretação da médica, mexendo as pernas no ritmo da música que a residente cantava. Rogéria faleceu horas depois da apresentação de que tanto havia gostado.
 
A situação foi o gatilho para a médica reativar o desejo de cantar, principalmente para pacientes. Nesta quinta-feira, 8 de outubro, a apresentação não será para apenas um, mas para todos os que estão no hospital. Luhan, com o irmão Tarihan, fará um show itinerante, ao som de MPB, pelos corredores da unidade do Governo de Goiás, dentro do projeto Sarau do HGG. O intuito do Sarau é levar um pouco de conforto para pacientes, acompanhantes e colaboradores do HGG. 

“Em relação à professora Rogéria, foi muito interessante, porque a gente teve uma conexão muito profunda, e aquilo foi, de fato, uma homenagem que ficou marcada para mim. Primeiro, porque ela reagiu a estímulo musical, às músicas que ela gostava e, por isso, a gente quis cantar para ela. Em segundo lugar, aquilo fez com que eu pudesse perceber, em mim mesma, algo que eu já tinha deixado de lado há algum tempo, apesar da música ser muito presente nas nossas vidas.”
 
O objetivo, aponta a médica, é replicar a ação a outros pacientes. “A minha expectativa em relação ao Sarau é de levar um pouco de alegria, um pouco de alento, de acalento para as pessoas que estão na situação de saúde grave, que precisam de fato estar ali, hospitalizadas”, explicou Luhan. 

“Eu acredito que a música tem uma capacidade de levar a gente a lugares e memórias distantes, que tragam felicidade, esperança, renovação de forças, para que essas pessoas se lembrem de motivos para lutarem, para terem novamente esperança e se reerguerem da situação de saúde que se encontram”, afirmou ainda.
 
Artistas profissionais
Ela diz que foi uma honra receber o convite para tocar no Sarau, principalmente pelo fato de, na maioria das vezes, ter como participantes artistas profissionais. O sentimento dela na apresentação para a professora Rogéria, no entanto, se assemelha muito ao sentimento dos profissionais que já passaram pelo projeto. 

“Eu, em alguns momentos, deixei essa sensibilidade um pouco em segundo plano. E, com a professora Rogéria, isso aflorou de novo e o meu desejo de poder cantar mais vezes. Cantar para mais pacientes veio à tona novamente, e esse sarau vai proporcionar essa possibilidade”, explicou a médica residente.
 
SERVIÇO
Sarau do HGG com Luhan e Tarihan Chaveiro
Data: quinta-feira, 8
Horário: 17 horas

Pablo Santos/Idtech
Foto: arquivo Luhan Chaveiro
 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo