Mais uma edição do curso da IHAC é positivamente encerrado no HMI
Entre os dias 8 e 9 de setembro (quinta e sexta-feira), o Hospital Materno Infantil (HMI) foi palco de mais uma edição do Curso da Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), promovido pelo Comitê de Aleitamento Materno da unidade. Organizado para a equipe multiprofissional do HMI, o curso também contou com a participação de profissionais de outras unidades como a Maternidade Nascer Cidadão (MNC) e da Faculdade Estácio de Sá de Goiás (Fesgo). A capacitação da IHAC é uma uma iniciativa da Organização Mundial da Saúde (OMS) em parceria com o Fundo das Nações Unidas (Unicef) e tem como meta estabelecer ações que resgatem a prática da amamentação e reduzam as taxas de mortalidade infantil. O treinamento foi incorporado como ação prioritária pelo Ministério da Saúde no Brasil em 1992.
As atividades teóricas e práticas abordaram ao longo dos dois dias a importância do aleitamento materno para a saúde do bebê; a relevância da adoção de amamentação exclusiva com leite humano; os cuidados com a saúde materna e com bebês de alto risco; o risco da utilização de bicos e mamadeiras; doação e coleta de leite humano; parto humanizado; aspectos psicológicos da amamentação; e proteção ao aleitamento materno. Para a presidente do Comitê, a pediatra Eliane Marie Amorim, a participação de todos foi fundamental para a realização do curso, que prepara o hospital para receber auditores do Ministério da Saúde para a renovação da certificação de Hospital Amigo da Criança. “A missão foi cumprida com louvor. Foram dois dias intensos de trabalhos e aulas práticas de alto nível e relevância, com muito envolvimento dos organizadores e participantes, cada um dentro da sua especificidade”, parabenizou.
A troca de experiências foi outro ponto forte do curso da IHAC. Para a fonoaudióloga do HMI, Giuliana Caetano, “o hospital tem muitos profissionais gabaritados na promoção, proteção e no apoio do aleitamento materno”. Ela aproveitou para agradecer o comprometimento de todos. “Obrigada a todos que não mediram esforços pra dividir seus conhecimentos e habilidades com os participantes”, pontuou. Para a profissional da MNC, Patrícia Messias, o curso é uma maneira excelente de aperfeiçoar os conhecimentos e práticas de todos os participantes. “Fomos indicadas e viemos em quatro profissionais para trocar aprendizados e experiências, visto que tanto a Nascer Cidadão quanto o HMI trabalham com os mesmos princípios do aleitamento materno. Foi um curso muito rico e pretendemos levar e executar todas as novidades para a nossa unidade”, afirmou.
Fonte: HMI