Maio Amarelo realiza ações neste sábado

A Secretaria de Estado da Saúde, em continuidade das ações do Movimento Maio Amarelo, promove neste sábado, 26 de maio, duas atividades com o objetivo de chamar a atenção de pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores de veículos leves e pesados.

A Secretaria de Estado da Saúde, em continuidade das ações do Movimento Maio Amarelo, promove neste sábado, 26 de maio, duas atividades com o objetivo de chamar a atenção de pedestres, ciclistas, motociclistas, condutores de veículos leves e pesados. O objetivo é o de promover a conscientização sobre a importância de adotarem um comportamento seguro no trânsito e assumirem a responsabilidade para um tráfego seguro e sem riscos.

O primeiro evento vai acontecer às 8h30 no palco principal do Centro de Convenções da Pontifícia Universidade Católica de Goiás – PUC – Câmpus II – Avenida Engler, 507 – Jardim Mariliza, Goiânia.

Esse evento acontecerá durante a jornada da cidadania da PUC e a SES-GO levará a peça teatral “Malícia no país dos Fusquinhas”. A apresentação, de forma lúdica, abordará os fatores der riscos que levam aos alarmantes números de mortes por acidente de trânsito.

A partir das 10h30 até às 12h ocorrerá a intervenção: ciência junto ao público da ação global no SESI/SENAI, localizado na Rua dos Pirineus – Residencial Village Garavelo – Aparecida de Goiânia. A ação global será uma intervenção caracterizada com palhaços abordando o mesmo tema.

A Secretaria Estadual de Saúde, por meio do Observatório de Mobilidade e Saúde Humanas do Estado de Goiás, irá fazer a distribuição de material educativo junto à população que estiver presente nos dois eventos.

Segundo a coordenadora de Vigilância de Violências e Acidentes da SES-GO, Maria de Fátima Rodrigues, mais de 90% dos acidentes têm como causa o fator humano e centenas de vidas são perdidas todos os dias, o que gera enorme desgaste social e financeiro para toda a sociedade.

Ela afirma que a população conhece as causas dos acidentes de trânsito e a maioria é possível de ser evitada. “Para diminuir estas tragédias que matam cerca de 2 mil pessoas no estado de Goiás, por ano, precisamos diminuir a impunidade e trabalhar com a conscientização permanente”, diz Maria de Fátima.

Segundo ela, diante deste cenário foi criado o Movimento “Maio Amarelo” que possui como objetivo chamar a atenção da sociedade sobre as mazelas do trânsito, as quais culminam, anualmente, com um espantoso índice de mortos e feridos. É um movimento global que inclui órgãos públicos, empresas privadas, mídia, sociedade e outros. E em Goiás, nós aderimos e estamos vigilantes com ações e levantamento de números que balizam as ações de combate aos acidentes.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo