Luziânia e cidades vizinhas discutem melhorias dos serviços de saúde

Sete municípios iniciaram o processo de organização da Atenção Especializada, que será ampliado agora com a adesão ao PlanificaSUS

A Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) e o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass) promovem agenda de debates de 8 a 10 de abril, em Luziânia, com o intuito de melhorar a oferta de serviços de saúde na Regional do Entorno Sul. O encontro discutirá a continuidade das atividades de Planificação da Atenção à Saúde, com a definição e execução de ações necessárias para a organização da Atenção Ambulatorial Especializada na região.

Desde 2015, todos os municípios de Goiás estão em processo de planificação por meio da qualificação dos profissionais de saúde, e 60% das cidades já implantaram mudanças práticas em suas unidades de saúde. A Regional do Entorno Sul é composta por sete municípios: Águas Lindas, Cidade Ocidental, Cristalina. Novo Gama, Santo Antônio do Descoberto, Valparaíso e Luziânia.

Os municípios da Regional Entorno Sul, apoiados pelo Conass, já iniciaram também o processo de organização da Atenção Especializada. Esse movimento é ampliado agora com a adesão ao sistema “Organização da Atenção Ambulatorial Especializada em Rede com a Atenção Primária à Saúde” (PlanificaSUS).

O PlanificaSUS é executado dentro do Projeto de Fortalecimento da Gestão Estadual do SUS (Proadi-SUS), do Ministério da Saúde. O projeto adotado pelo Conass para fortalecimento da gestão do SUS terá como executante o Instituto Israelita de Responsabilidade Social Albert Einstein, que prestará apoio técnico aos estados na organização da atenção à saúde em redes.·.

As reuniões de dois dias em Luziânia terão a presença de apoiadores do Conass, técnicos da SES-GO e das secretarias municipais de Saúde das sete cidades da região. A superintendente de Políticas de Atenção Integral à Saúde da SES-GO, Evanilde Fernandes, participa dos debates no dia 9, terça-feira.

Maria Vitória, da Comunicação Setorial

Foto: Diorgenes Pandini / Agência RBS

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo