Luziânia colhe os bons resultados do programa Mais Saúde para Goiás

Em seis meses, o atendimento prestado pela Unidade de Saúde Sol Nascente, em Luziânia, no Entorno do Distrito Federal, passou por ampla transformação nos aspectos de qualidade e humanização. O número de pacientes assistidos cresceu de forma vertiginosa. Paralelo a isso, a equipe de profissionais de saúde passou a ter mais controle e conhecer, com profundidade as características, problemas e demandas de cada família.

A mudança significativa pela qual passou a Unidade de Saúde Sol Nascente é resultado da implantação do Programa Mais Saúde para Goiás em Luziânia. A iniciativa, que consiste no fortalecimento da atenção primária, está sendo efetivada em todo o território goiano pela Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO) em parceria com o Conselho Nacional dos Secretários de Saúde (Conass). O posto de Luziânia foi escolhido para sediar o projeto piloto do programa.

Os resultados positivos alcançados pelo programa Mais Saúde para Goiás foram apresentados ao secretário de Estado da Saúde, Leonardo Vilela, na manhã desta segunda-feira, 13 de março, pelo secretário municipal de Saúde de Luziânia, Watherson Roriz, e pela médica da Unidade de Saúde Sol Nascente, Sara da Rocha Viana. Em um semestre, a quantidade de pessoas cadastradas no posto saltou de 1.553 para 12.175. Deste total, 4.880 pessoas residem no Setor Sol Nascente; as demais, nos bairros vizinhos.

O avanço e êxito no atendimento foram conseguidos com medidas simples, previstas no Mais Saúde para Goiás. Os profissionais fizeram um remapeamento da área, por meio de visitas de casa em casa e realização de novos cadastros; passaram a prestar atendimento com hora marcada (bloco de horas); implantaram o prontuário familiar; classificação de prontuário; classificação de risco das famílias; estruturação do grupo diabético insulina e do grupo pré-natal de primeira vez.

“Com a adoção dessas iniciativas passamos a conhecer mais os nossos pacientes, sabemos os problemas de saúde que têm as peculiaridades de cada família, onde há gestantes, diabéticos e hipertensos e onde cada um pode ser encontrado”, sintetiza a médica Sara Viana. Watherson Roriz adiantou ao secretário Leonardo Vilela que, enquanto gestor da Saúde municipal, pretende estender o programa para todo o município.

Watherson Roriz informou que Luziânia contará com 18 novas unidades básicas de saúde até o fim deste ano, todas amplas e bem-estruturadas. Destas, 7 já foram entregues e outras 5 passam a funcionar a partir de julho. “Observamos, por meio da execução do Mais Saúde para Goiás, que o investimento em prevenção é mais barato e mais efetivo, na medida em que diminui o encaminhamento para os serviços de média e de alta complexidade.”

O secretário Leonardo Vilela acentuou que o Mais Saúde para Goiás constitui uma das prioridades da SES-GO. O programa prevê a capacitação de todos os profissionais que atuam nas unidades básicas de saúde, lotados em diferentes áreas, de todos os municípios goianos. Esta atualização profissional é feita por meio de oficinas ministradas em parceria com a equipe do Conass. Os servidores capacitados nas Regionais de Saúde repassam o conhecimento apreendido aos profissionais que representam os municípios. Estes, por sua vez, atuam como multiplicadores do conhecimento para as equipes das unidades de saúde municipais.

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo