‘Live’ em hospitais do Governo de Goiás alerta sobre câncer de pele

Objetivo é evitar se expor ao sol entre 10h e 16h, usar chapéus, sombrinhas e protetor solar, medidas essenciais para prevenir a doença

Consulta médica rotineira é uma das ações de prevenção ao câncer de pele, foco do Dezembro Laranja

Criada pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, a campanha Dezembro Laranja busca conscientizar a população sobre os perigos e a necessidade de proteção contra o câncer de pele –  tumor de maior incidência no País, cujo clima tropical facilita a exposição a raios solares, que podem ser prejudiciais à saúde. 

Para levar essa questão de saúde pública à população, os hospitais do Governo de Goiás geridos pelo Instituto de Medicina, Estudos e Desenvolvimento (Imed) no interior se unem à campanha e recebem transmissão por meio da ‘live’ Amor Cantado – Acolhimento Musical, pelo canal de TV Imed no Youtube. As unidades são os Hospitais Estaduais de Formosa (HEF), Luziânia (HEL), São Luís dos Montes Belos (HESLMB) e de Trindade (Hetrin). 

Com a chegada do verão, em 21 de dezembro, é preciso redobrar os cuidados diários, como, por exemplo, evitar exposição excessiva à radiação solar – raios UVA e UVB –, entre 10h e 16h. É muito importante que as pessoas usem protetor solar na pele e lábios, chapéu, boné, sombrinhas, protegendo-se do sol, em especial, em regiões quentes como Goiás. Quem tem tatuagens deve intensificar as atenções para se proteger.

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o melanoma, um dos tipos de câncer de pele mais comum e que corresponde a 30% dos casos no País. Mas, quando diagnosticado cedo, tem um bom prognóstico de tratamento para os pacientes. Por isso, é de tamanha importância o acompanhamento médico preventivo, pois, quanto mais cedo for descoberto, mais fácil será o tratamento.

“Mesmo com todos os cuidados, é necessária a consulta periódica com os profissionais da saúde para averiguar qualquer tipo de manchas, pintas e sinais na pele. A prevenção e o diagnóstico precoce são os melhores caminhos para a manter a saúde da pele ou realizar o tratamento o quanto antes quando for necessário”, afirma o diretor do Imed, Getro de Oliveira Pádua.

“A detecção precoce do câncer de pele salva vidas. Por isso, se notar um sinal diferente na pele,  busque atendimento médico na nossa saúde pública”, disse Hercílio Ramos, engenheiro e cantor voluntário do projeto Amor Cantado.

Dario Vasconcelos (texto e foto)/Dario Vasconcelos

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo