Leonardo Vilela debate vacinação infantil, em Brasília

A procuradora-geral da República, Raquel Dodge, a procuradora federal dos Direitos do Cidadão, Deborah Duprat, e o secretário da Saúde de Goiás e presidente do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), Leonardo Vilela, participam na segunda-feira (17), a partir das 9h30, em Brasília, da audiência pública Programa Nacional de Imunizações – Redução das Desigualdades Sociais. O encontro será realizado no auditório do Conselho Superior do Ministério Público Federal (CSMPF), na Procuradoria Geral da República.

O evento vai reunir especialistas, membros do Ministério Público e representantes da sociedade civil para discutir a eficácia do programa de imunizações brasileiro e as estratégias para a efetiva universalização das vacinas. A participação na audiência é aberta aos interessados e haverá transmissão ao vivo dos debates pela TV MPF (www.tvmpf.mpf.mp.br). A atividade faz parte do calendário do projeto MPF Cidadão 30 anos.

A audiência ocorre em um momento em que se discute a eficácia de políticas públicas de vacinação no País, tendo em vista o recente aumento no número de casos de sarampo e a ameaça da volta da paralisia infantil, doença erradicada do Brasil há mais de 20 anos. “O sarampo pode causar a morte das crianças, e a poliomielite deixa sequelas que limitam e comprometem a vida das pessoas. Essa triste realidade foi muito comum no passado”, afirma o secretário, que é médico pediatra.

Segundo ele, o poder público tem a responsabilidade de ofertar as vacinas, mas os pais ou responsáveis devem assumir a responsabilidade de manter a vacinação das crianças em dia. A iniciativa é da Câmara de Direitos Sociais e Fiscalização de Atos Administrativos (1CCR) da Procuradoria Geral da República.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo