Lacen treina técnicos de laboratórios de Ceres, Jataí e Formosa

O Laboratório de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) está promovendo, de 18 a 29 de junho, em Caldas Novas, o curso de Capacitação em Técnicas Entomológicas para os profissionais dos Laboratórios Macrorregionais de Formosa, Ceres e Jataí. O curso conta com o apoio da equipe da Seção de Entomologia, com aulas sobre captura e identificação das espécies de vetores transmissores de doenças presentes no nosso Estado, com ênfase naqueles vinculados a agravos de importância médica, bem como seu comportamento e ecologia.

No Estado de Goiás, assim como no Brasil, inúmeras são as doenças transmitidas por vetores como dengue, malária, doenças de chagas, leishmaniose, febre amarela, febre mayaro, filarioses, entre outras.

A Capacitação encerra o clico de atividades, iniciado em 2017, para implantação dos três primeiros CRECCEEs – Centros de Referência de Controle e Combate de Endemias e Epidemias no Estado de Goiás. Antes do treinamento foram realizadas visitas técnicas, capacitações das equipes técnicas, aquisições de equipamentos e insumos.

Ao final de todo este processo serão distribuídos equipamentos e insumos para o funcionamento dos laboratórios macrorregionais, tornando-os referências para o apoio às pesquisas entomológicas em suas regiões, visando a implantação efetiva da vigilância em saúde pelo componente laboratorial.

OS CRECCEEs

Em 15 de dezembro de 2016, a Comissão Intergestores Bipartite (CIB) aprovou com a Resolução nº 177/2016, a pactuação para a regionalização de cinco laboratórios macrorregionais com o escopo de implementar e manter as ações de serviços de saúde estratégicos do Lacen-GO para Vigilância em Saúde. Estes laboratórios seriam destinados ao atendimento à prevenção da ocorrência de doenças transmitidas por vetores, hospedeiros, reservatórios e animais peçonhentos, participando da definição das estratégias de controle, monitoramento e avaliação dessas medidas.

Ficou definido que dos cinco laboratórios macrorregionais pactuados, um em cada Macrorregião de Saúde, inicialmente seriam implantados apenas três, em Formosa, Ceres e Jataí. Eles são denominados CRECCEEs – Centros de Referência de Controle e Combate de Endemias e Epidemias no Estado de Goiás.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo