Lacen Goiás comemora 75 anos como referência em Saúde Pública

Cerimônia teve entrega de vídeo institucional, informativo e abertura de “cápsula do tempo”

O atual diretor geral Vinícius Lemes detalhou a história da unidade e todas as conquistas

Em clima de alegria e muita emoção, o Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO) comemorou o aniversário de 75 anos na manhã desta sexta-feira, 25. Na abertura do evento teve músicas inéditas do coral do laboratório e ainda foi disponibilizado o informativo do laboratório e um vídeo institucional. Também houve a entrega de cartas que há 10 anos foram depositadas em uma “cápsula” para serem abertas quando a unidade comemorasse esta data. 
 
Estavam presentes os atuais diretores do Lacen, e representando o secretário Sérgio Vencio participou o assessor de Relações Institucionais da SES, José Fernando Lemes. A subsecretária Anamaria de Sousa Arruda, a assessora de gabinete da Superintendência de Vigilância em Saúde (Suvisa), Dra. Cristina Laval, e antigos diretores também participaram da cerimônia, a maioria dos cerca de 300 servidores do laboratório. 
 
“O Lacen tem um papel fundamental nas políticas públicas em saúde, pois valida aquilo que a parte clínica o que os indicadores nos mostram. Costumo dizer que em Goiás as ações não são realizadas no escuro, pois temos o Lacen e as vigilâncias, que são os nossos olhos”, ressaltou Anamaria de Sousa Arruda. A gestora ainda lembrou que estava na inauguração da atual sede, em 1983, e reforçou o ótimo clima organizacional da unidade.  
 
Emocionado, o diretor geral Vinícius Lemes detalhou a história da unidade e todas as conquistas.  “Pensado inicialmente como laboratório de análises clínicas, anterior ao SUS, hoje é um componente de vigilância em saúde e coordenador das ações de vigilância laboratorial no Estado de Goiás, com análises de média e alta complexidade”. Ainda frisou a missão da unidade nas vigilâncias em saúde, abrangendo a vigilância epidemiológica, sanitária, ambiental e saúde do trabalhador.
 
As ações do Lacen vão desde o pronto atendimento à população (pacientes referenciados pelas unidades do SUS para exames de maior complexidade, com HIV/ Aids), à investigação e monitoramento de casos de denúncia envolvendo alimentos, água e medicamentos. 
 
Cápsula do tempo
Na ocasião foi aberto uma espécie de cápsula do tempo, um recipiente especialmente preparado para armazenar cartas, fotos e objetos deixados quando o laboratório comemorou 65 anos. Foi um momento especial e de muita emoção para os servidores, que tiveram acesso às recordações de 10 anos. 
 
Marcos Vinícius Milki, um dos organizadores deste momento, enfatizou que muitas histórias do Lacen estavam na cápsula e inclusive familiares de servidores falecidos poderão ter acesso a essa recordação. “É muito importante e simbólico resgatar todas essas lembranças”. Ele ainda disse que o projeto teve tanto sucesso que será feito uma nova cápsula para ser aberta daqui há 10 anos. 
 
75 anos de Lacen Goiás – Um patrimônio dos goianos
Inicialmente pensado como um laboratório para exames simples, hoje possui uma estrutura de ponta, realizando exames complexos e promovendo pesquisas importantes em temas como ISTs, hepatites e meningites. A unidade faz, anualmente, cerca de 48 mil diagnósticos de produtos e 280 mil análises de biologia médica.
 
O Laboratório está em um local de 3.600 m² de área construída. Conta com cerca de 300 servidores nas mais diversas funções. Com profissionais qualificados, tendo em seu corpo técnico mestres e doutores, participa de discussões em nível nacional, inclusive contribuindo na elaboração da Política Nacional de Laboratórios de Saúde Pública.
 
A unidade foi muito importante no período de pandemia, sendo responsável pela testagem dos casos de Covid-19. Chegou a realizar 1.200 exames diários, sendo que em 2020 foram realizados mais de 91 mil diagnósticos PCR da doença, com cerca de 120 servidores dando apoio. Atualmente, o Lacen Goiás assumiu um papel de protagonista na realização de análises e monitoramento de monkeypox. 
 
O laboratório faz o diagnóstico laboratorial das doenças infectocontagiosas, como febre amarela e tuberculose, e presta serviço para esclarecer surtos de toxinfecção alimentar e casos de falsificação de medicamentos. A unidade, atualmente, é referência no Centro-Oeste e um dos melhores laboratórios do País. Consolidou-se como importante instituição na formação do DNA da saúde pública do Estado.

Secretaria de Estado da Saúde de Goiás
Foto: Iron Braz

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo