Lacen-GO realiza atividades com capacitações de servidores e visitas técnicas

Equipes do laboratório do Governo de Goiás participam de eventos sobre saúde e segurança ocupacional treinamentos em Belo Horizonte e reuniões em Brasília

Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen) é referência em Goiás e faz parte do Sistema Nacional de Laboratórios de Saúde Pública (SISLAB)

Abril foi mais um mês cheio de atividades no Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen), marcado também por qualificações de suas equipes e visitas técnicas a laboratórios, em Goiânia, Brasília e Paraná. As atividades começaram já nos dias 3 e 4, quando tiveram treinamento realizado pela FIOCRUZ de Brasília e tiveram suas atividades encerradas no dia 28, com visitas de laboratórios.

No início do mês, três servidores participaram do treinamento em Cálculo de Estimativa da Incerteza de Medição para Análise de Impurezas em Café Torrado e Moído ofertado pela Fundação Ezequiel Dias/FUNED; participaram do treinamento de Vigilância Genômica Aplicada as Doenças Infecciosas e Virais pela FIOCRUZ de Brasília/DF. 

O Lacen também realizou visitas técnicas ao Instituto de Biologia Molecular do Paraná (IBMP), onde os diretores técnico e geral do LACEN/GO, Luiz Augusto Pereira e Vinícius Lemes,  conheceram as condições de produção das soluções utilizadas, desde a fase de desenvolvimento tecnológico até a pós-comercialização, projeto em desenvolvimento e o alinhamento de novas demandas da rede. Outra visita importante foi à Reunião de Planejamento para Implantação da Unidade de Resposta Rápida Laboratorial (URRL), realizada em Brasília (DF). O evento teve como foco o aprimoramento, qualificação e Gestão de Vigilância Laboratorial, visando no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS).

O laboratório realizou palestras, para conscientizar os 365 servidores presentes sobre a importância da saúde e segurança ocupacional, através do movimento Abril Verde. Foram abordados assuntos como prevenção de assédio, melhor qualidade de vida e alcançar a melhoria do ambiente de trabalho, entre outros. Além das palestras, os servidores participaram de uma ação de vacinação contra Influenza e COVID-19 (Bivalente), realizada em parceria com a Gerência de Imunização/SUVISA.

Três profissionais da coordenação de Toxicologia do LACEN/GO participaram de treinamento em Belo Horizonte (MG), em parceria com o Instituto Octávio Magalhães/IOM/FUNED-MG. Durante o treinamento, cada profissional atuou em uma capacitação específica: Capacitação no Laboratório de Resíduos de Pesticidas; Capacitação no Laboratório de Contaminantes Metálicos; Capacitação no Laboratório de Análise de Microcomponentes. O objetivo da foi ampliar a qualificação técnica desses servidores, para implementar novos métodos analíticos já utilizados em instituições que são referências nacionais. 

No final do mês, o Lacen recebeu uma visita técnica do Laboratório Nacional de Referência (LNR/FIOCRUZ) e Laboratórios de Saúde Pública (CGLAB/MS). O objetivo dessa visita foi proceder a detecção dos pontos de dificuldades para realização das análises de enterobactérias nas amostras humanas.

Foto: SES
Giovana Cecília/Comunicação Setorial

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo