Lacen-GO participa de 4º Encontro da Rede Lacen, no Espírito Santo
Encontro teve como tema a modernização da análise laboratorial e reuniu representantes dos 27 laboratórios centrais de saúde pública do país
Gestores e profissionais do Laboratório Estadual de Saúde Pública Dr. Giovanni Cysneiros (Lacen-GO), unidade de referência do Governo de Goiás, participaram, entre os dias 28 e 31 de agosto, do 4º Encontro da Rede Lacen. O evento, que ocorreu em Vitória, no Espírito Santo, reuniu representantes dos 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública do Brasil, que compõem a rede nacional de laboratórios do Sistema Único de Saúde (SUS).
A reunião trouxe como tema principal a vigilância genômica executada pelos laboratórios, que representa um avanço significativo para a modernização das análises laboratoriais no Brasil e é essencial para o monitoramento de doenças emergentes e reemergentes, sendo uma demanda atual dos serviços de vigilância epidemiológica do país. Durante o encontro, também foi apresentado o levantamento situacional dos laboratórios centrais e outros assuntos, como compliance, nova Lei de Licitações e atualizações tecnológicas no diagnóstico.
O diretor-geral do Lacen-GO, Vinícius Lemes da Silva, destacou a importância do trabalho realizado em Goiás. “Os encontros da Rede Lacen reforçam o compromisso dos laboratórios com a melhoria contínua da qualidade laboratorial e a proteção da saúde da população, reforçando seu papel de responsabilidade pelo fortalecimento e coordenação da vigilância laboratorial, como componente de vigilância em saúde”, pontuou.
Histórico
Desde o ano de 2021, os diretores de todos os 27 Laboratórios Centrais de Saúde Pública têm mantido uma agenda anual de encontros para discutir estratégias que visam consolidar a cooperação entre os Lacens, de forma a contribuir com o aprimoramento das ações de vigilância laboratorial sobre os eventos e agravos de Saúde Pública.
O primeiro encontro, realizado em novembro de 2021, em São Paulo-SP, teve como foco principal o apoio mútuo durante o período pandêmico e a propositura para a criação da Rede Lacen, uma iniciativa de cooperação interinstitucional entre os Lacens, já que a pandemia de Covid-19 evidenciou a necessidade de uma rede articulada de laboratórios, permitindo respostas mais rápidas e eficientes às emergências de saúde pública. A Rede Lacen, inclusive, foi responsável por mais de 33 milhões de exames de RT-PCR para o diagnóstico da Covid19.
O segundo encontro, realizado em novembro de 2022, em Brasília-DF, abordou a padronização de processos e apoio institucional às políticas da qualidade. Este evento foi fundamental para alinhar práticas operacionais dos Lacen’s, promovendo uma maior consistência e eficiência nos serviços prestados à população.
O terceiro encontro, realizado em novembro de 2023, em Fortaleza-CE, teve como foco a Política de Vigilância Laboratorial, Qualidade e Investimento. Durante o evento, foram discutidas estratégias para garantir a excelência na vigilância laboratorial, além de buscar caminhos e troca de experiências para assegurar os investimentos necessários para manter e aprimorar a infraestrutura dos Laboratórios Centrais.
Foto: Suvisa
Secretaria de Estado da Saúde de Goiás