Jovens aprendizes têm oportunidade de primeiro emprego no Hugol

 

O Hospital Estadual de Urgências da Região Noroeste de Goiânia Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES), conversou com jovens aprendizes que atuam e atuaram na unidade e relataram depoimentos que mostram a importância desse programa em diferentes aspectos na vida dos participantes.

O jovem aprendiz João Pedro Alves, que atua há 4 meses na unidade, veio para Goiás em 2017 de Araguaína, interior do Tocantins, procurando melhores oportunidades profissionais e de ensino. Hoje, além de trabalhar no Hugol durante o turno vespertino, ele realiza serviços voluntários pela manhã e estuda Administração à noite. “Aqui pude crescer profissionalmente e como ser humano. O trabalho que exerço concilia com o que estou aprendendo na faculdade, então consigo pôr em prática o conhecimento teórico. Devido ao fato de ter saído de casa muito cedo, comecei a dar mais valor para as pequenas conquistas que obtinha e, agora, observando a difícil situação de pacientes que sofrem acidentes ou são acometidos por doenças, também aprendi a dar mais valor para minha vida”, relatou João Pedro.

Já Givaldan Santos foi jovem aprendiz durante 1 ano e 4 meses, entre 2017 e 2018, e está retornando à unidade como colaborador celetista após passar em um processo seletivo. De acordo com ele, “para os jovens aprendizes, é uma grata satisfação ter a oportunidade do primeiro emprego. Aqui no Hugol tive um grande aprendizado, obtendo uma visão geral de como funciona uma unidade de saúde de grande porte, e adquiri experiências que vou carregar para o resto da minha carreira. Fico muito feliz por ter passado no processo seletivo e por voltar a trabalhar no hospital, e gostaria de agradecer a Deus e ao programa do Cesam-GO por essa nova etapa da minha vida”.

“A importância do programa consiste em proporcionar um caminho mais seguro para a inserção dos jovens no mercado de trabalho, oferecendo a eles um processo educacional, colaborando com a moral, estimulando valores como responsabilidade, ética, comprometimento, cidadania e integridade e contribuindo com o desenvolvimento e a superação de desafios”, declarou a psicóloga organizacional da unidade, Nayara Assunção.

 

O Programa Jovem Aprendiz no Hugol

 

O programa, que teve início na unidade em 2015, atualmente emprega 33 jovens, com o total de 82 durante sua existência. Para ser um jovem aprendiz no HUGOL é necessário que o candidato faça inscrição no Cesam, momento em que deve apresentar toda documentação, participar da entrevista socioeconômica e relatar o interesse em prestar seus serviços no hospital e, surgindo a demanda, os jovens são encaminhados para participarem do processo seletivo.

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo