Jornada Científica do HDS debate saúde do idoso e cuidados paliativos

Na 6ª edição, evento científico sob o tema “Inovações na atenção integral ao idoso” reúne cerca profissionais de saúde, estudantes e especialistas

Com o tema “Inovações na atenção integral ao idoso”, a 6ª Jornada Científica do Hospital Estadual de Dermatologia Sanitária e Reabilitação Santa Marta (HDS), unidade da Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), reuniu cerca de 120 profissionais da saúde, estudantes e especialistas, na quinta-feira, 29, na Casa Viva.

“Ao organizar a jornada, pensamos cuidadosamente em cada detalhe e tema que seriam abordados. Temos um perfil de atendimento muito voltado ao idoso na nossa unidade, e os desafios desse cuidado e o de envelhecer bem foram determinantes na escolha dos assuntos que seriam debatidos. Qualificar nossos profissionais faz parte do nosso trabalho em oferecer, cada vez mais, atendimento de qualidade ao nosso usuário”, explicou a médica e diretora técnica do HDS, Mônica Ribeiro Costa.

Fisioterapeuta da instituição, João Paulo Garcia Bezerra classificou o encontro como enriquecedor. “O atendimento ao idoso faz parte da nossa rotina de trabalho, já que grande parte dos nossos pacientes estão na terceira idade. Saio daqui cheio de conhecimento e com uma nova perspectiva, ampliou meus horizontes”.

Dignidade do paciente

Médica e professora do curso de medicina da UFG, Cacilda Pedrosa de Oliveira falou sobre desafios éticos em cuidados paliativos. “É uma abordagem considerada nova no Brasil, a gente precisa discutir, informar, qualificar os profissionais e criar a cultura do cuidado paliativo. Um evento como este, dentro de uma unidade de saúde, demonstra a preocupação do HDS com a dignidade do paciente e com a qualidade técnica do cuidado”, disse a especialista.

Durante todo o dia, foram discutidos os temas: desafios éticos em cuidados paliativos, desafios em condutas médicas em cuidados paliativos, atuação do fisioterapeuta na qualidade de vida do doente terminal, a atenção psicológica e a terminalidade, avaliação e cuidados no pé diabético, alimentação saudável como forma de envelhecer bem, como envelhecer com saúde movimentando-se e ressignificar o papel do idoso na família e na sociedade.

A abertura da jornada científica contou com a presença dos superintendentes da Agir – organização social que administra o HDS -, Sérgio Daher (Relações Institucionais), Lucas Paula Silva (Executivo), Claudemiro Euzébio Dourado (Administrativo e Financeiro), Dante Garcia de Paula (Gestão e Planejamento) e do diretor-geral do Hugol, Hélio Ponciano Trevenzol.

 

Rafaela Bernardes, da Agir

 

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo