Ismael Alexandrino visita município da região Centro-Norte de Goiás

Em Santa Terezinha de Goiás, secretário de Estado da Saúde anunciou que a cidade deve ser uma das primeiras a receber o projeto de regionalização proposto pela atual gestão

O secretário de Estado da Saúde de Goiás, Ismael Alexandrino, esteve neste sábado, 23, em Santa Terezinha de Goiás, na região Centro-Norte do Estado. O gestor foi conhecer os equipamentos de saúde da cidade e, após visita ao Hospital Municipal, que foi reformado recentemente, anunciou que o município pode ser um dos primeiros do Estado a receber o projeto que prevê regionalizar a assistência à saúde em Goiás, se tornando referência para a região.

Acompanhado do secretário de Desenvolvimento Social do Estado de Goiás, Marcos Cabral, do prefeito de Santa Terezinha de Goiás, Antônio Camargo, do secretário municipal de Saúde, vereadores e autoridades locais, Ismael Alexandrino também conheceu algumas unidades básicas de saúde do município que atendem pela Estratégia de Saúde da Família, principal porta de entrada no Sistema Único de Saúde (SUS). “É preciso entender e deixar claro a responsabilidade de cada ente, já que cabe aos municípios cuidar da atenção básica. Tenho conversado com secretários municipais e prefeitos para que fortaleçam a Estratégia Saúde da Família. Além de ser bastante resolutivo, o vínculo entre profissional de saúde e paciente é muito próximo. O tratamento fica mais humanizado e com menor ônus tanto para os municípios quanto para o Estado”, destacou Ismael.

O roteiro incluiu visita às obras do Centro de Reabilitação do município e à sede da Secretaria Municipal de Saúde de Santa Terezinha de Goiás. Por fim, o secretário e as demais autoridades foram recebidos na Câmara de Vereadores do município. Ismael Alexandrino discursou sobre como o Estado irá atuar na regionalização da saúde em Santa Terezinha de Goiás e defendeu que todos os entes devem trabalhar juntos em prol da saúde pública. “Os municípios fazendo a atenção primária e o Estado cuidando da secundária e terciária, que são as Policlínicas e Hospitais, tenho certeza absoluta que a saúde em Goiás irá se desenvolver”, finalizou.

A cidade

Geograficamente bem posicionada, Santa Terezinha de Goiás tem no entorno várias cidades como Crixás, Guarinos, Campos Verdes,  Pilar, Hidrolina, Nova Iguaçu, entre outras. O município faz parte da Região de Saúde São Patrício I, na Macrorregião Centro-Norte. Os 20 municípios da região alojam uma população de 167.159 habitantes.

Pedro Ferreira, da Comunicação Setorial

Fotos: Letícia Oliveira

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo