Iquego firma acordo de cooperação técnica com universidades goianas

Parcerias com UEG e UFG permitirão o desenvolvimento de medicamentos antirretrovirais e oncológicos e para o tratamento de doenças negligenciadas, como malária, hanseníase e tuberculose

Goiânia, 19 de Abril de 2016 – A Iquego oficializa, na próxima segunda-feira (25), acordo de cooperação técnica nas áreas de Pesquisa, Desenvolvimento e Inovação (PD&I) com a Universidade Federal de Goiás (UFG) e Universidade Estadual de Goiás (UEG). As parcerias possibilitarão o desenvolvimento, entre outros, de medicamentos para doenças negligenciadas e participação em projetos de pesquisa na área acadêmica.

Por meio dos acordos a Iquego desenvolverá medicamentos para o tratamento de malária, tuberculose e hanseníase, além de antirretrovirais e oncológicos. As parcerias também preveem a produção de medicamentos que compõem a Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename).

“A interação universidade-indústria tem se revelado como uma das estratégias mais eficientes no sentido de criar mecanismos de incentivo à inovação. E, desta forma, estamos, mais uma vez, reforçando o papel social e constitucional da Iquego, que é prover medicamentos de atenção básica ao Sistema Único de Saúde”, destaca a presidente da Iquego, Andréa Vecci.

Rename:

Elaborada pelo Ministério da Saúde, a Rename tem como papel fundamental orientar as políticas públicas para desenvolvimento científico e tecnológico e apontar prioridades na produção de medicamentos e insumos estratégicos para a saúde. As Políticas de Medicamentos e de Assistência Farmacêutica também estabelecem a atualização e a implementação da Rename como forma de racionalizar ações de assistência farmacêutica.

Doenças negligenciadas:

As doenças negligenciadas são um grupo de patologias tropicais endêmicas especialmente entre as populações de baixa renda da África, Ásia e América Latina. Algumas delas são a malária, Aids e tuberculose. Juntas, provocam entre 500 mil e 1 milhão de óbitos anualmente. Segundo a Fundação Oswaldo Cruz, embora sejam responsáveis por 11,4% da carga global de doenças, apenas 21 (1,3%) dos 1.556 novos medicamentos registrados entre 1975 e 2004, foram desenvolvidos especificamente para essas patologias.

Sobre a Iquego:

A Indústria Química do Estado de Goiás (Iquego) é uma empresa de capital misto e um dos 20 laboratórios públicos do Brasil, o único localizado na região Centro-Oeste. Seu principal objetivo é prover o Sistema Único de Saúde (SUS) com medicamentos essenciais à atenção básica de saúde. Possui um parque industrial com 40.615,22 m², sendo 15.024,29 m² de área construída e capacidade produtiva mais de um bilhão de unidades de medicamentos por ano.

SERVIÇO: Assinatura de acordo de cooperação técnica entre Iquego e UEG e UFG

Data: 25 de Abril

Local: Iquego – Avenida Anhanguera, Q 56 9827 – lt 1, Goiânia (GO)

Horário: 14h

Fonte: Iquego

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo