Integralidade da atenção na reabilitação é tema da 21ª Jornada Científica do Crer

Evento faz parte da 4ª Jornada Científica Integrativa, proporcionando momento para todos os colaboradores da unidade do Governo de Goiás discutirem e trocarem conhecimentos

Profissionais da unidade do Governo de Goiás debatem temas da 21ª Jornada Científica do Crer

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou a 21ª Jornada Científica do Crer, que faz parte da 4ª Jornada Científica Integrativa da Agir, organização social que administra a unidade do Governo de Goias.

Com o tema Produção do Cuidado em Saúde: Integralidade da Atenção na Reabilitação, o evento teve como objetivo promover um momento de atualização científica, educação continuada e de promoção de conhecimento na área da saúde. Ao todo, 228 profissionais da unidade participaram do evento
 
Os residentes da unidade, Amanda Ramos Viana e Davi Gentil de Araújo, com o preceptor de enfermagem Victor Augusto de Castro abriram a programação do evento científico, com belíssima apresentação cultural.
 
A jornada realizada na instituição há 21 anos proporciona um momento para todos os colaboradores discutirem e trocarem conhecimentos, possibilitando ao profissional realizar o atendimento ao paciente baseado em evidência científica, de forma especializada e humanizada, atendendo aos princípios norteados pelo Sistema Único de Saúde (SUS).
 
Para o diretor-geral do Crer, Válney Luiz da Rocha, a jornada reforça e fortalece o compromisso da instituição em continuar pesquisando incansavelmente para que o conhecimento seja compartilhado com mais profissionais da saúde, perpetuando e inovando o cuidado por muitos anos.
 
“A Jornada Científica do Crer faz parte da missão do hospital que é, desde sua fundação, oferecer excelência no atendimento à pessoa com deficiência, fundamentado no ensino e na pesquisa, reforçando e fortalecendo o nosso compromisso em continuar pesquisando incansavelmente para que o conhecimento seja compartilhado com mais profissionais da saúde, perpetuando e inovando o cuidado por muitos e muitos anos”, declarou o diretor-geral do Crer, Válney Luiz da Rocha.

Os assuntos abordados no evento foram Aconselhamento genético e síndromes raras, benefícios da escuta terapêutica, fluxo de pesquisa no Crer, projeto terapêutico singular: continuidade do cuidado, adesão ao processo de reabilitação e letramento em saúde, tecnologias no cuidado em reabilitação e readaptação e ética em pesquisa com seres humanos.
 
Trabalhos premiados 
Durante a jornada, o Crer recebeu 66 trabalhos científicos de pesquisas realizadas na instituição, avaliados por uma comissão, de forma criteriosa. Desses, seis estudos foram premiados. Confira os trabalhos premiados do Crer:
 
Categoria: Assistência
– 1º lugar assistência em saúde (categoria e-pôster): Avaliação neuropsicológica dos transtornos do neurodesenvolvimento no Sistema Único de Saúde: um relato de experiência na residência multiprofissional em psicologia.
Autores: Luan Mendonça e Graziele Teles.
 
– 2° lugar assistência em saúde (categoria e-pôster): Disfunção executiva em pacientes com traumatismo cranioencefálico atendidos em um hospital de reabilitação: resultados preliminares de um estudo transversal. 
Autores: Luan Mendonça e Graziele Teles.
 
– 3º lugar assistência em saúde (categoria e-pôster): Correlação entre nível de atividade física prévio a lesão medular espinhal e letramento em saúde em sujeitos internados em um centro de reabilitação. 
Autores: Jordana e Thais 
 
– 3ºLugar assistência em saúde (categoria comunicação oral): Disponibilização do PTS display beira leito como medida de cuidado compartilhado e melhoria da qualidade da jornada do paciente.
Autores: Eduardo Carneiro, Fabianne, Karla Lorena, Tathyane Brandão.
 
Categoria: Gestão 
– 2º lugar Gestão em Saúde (categoria e-pôster): Promovendo a saúde do colaborador através da Gestão Data Driven. Relatos de uma abordagem baseada em dados. 
Autores: Tiago Batista e Diego Batista
 
– 3º Lugar gestão em saúde (categoria e-pôster): Gestão baseada em evidências: a chave para a qualidade na saúde. 
Autor: Douglas Washington
 
Juliana Saran (texto) e Klysman Prado/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo