Inclusão e diversão marcam 6º Festival de Esporte Adaptado do Crer

Realizado no Clube da Associação dos Servidores da Saneago (Assesgo), evento esportivo da unidade do Governo de Goiás é marcado por inclusão, superação, força de vontade e diversão

Profissional do Crer acompanha um dos pequenos pacientes em prova de natação do sexto Fead

O Centro Estadual de Reabilitação e Readaptação Dr. Henrique Santillo (Crer) realizou, na sexta-feira (18/11) a 6ª edição do Festival de Esporte Adaptado (Fead), com entrada franca, aberto ao público em geral. O evento esportivo ocorreu no Clube da Associação dos Servidores da Saneago (Assesgo) e foi marcado por inclusão, superação, força de vontade e diversão.
 
Com 260 pacientes inscritos, o Fead reuniu mais de 500 pessoas. Profissionais do Crer e voluntários atuaram na organização e no apoio aos atletas. De caráter inclusivo, o evento esportivo atua no trabalho de reabilitação do paciente, além de ser um agente facilitador para a integração social e familiar dos usuários da unidade do Governo de Goiás.
 
A sexta edição do festival teve em sua grade esportiva as seguintes modalidades: takkyu volley, bocha, basquete de cadeiras de rodas, atletismo, natação, hidroginástica e futsal. Durante as atividades físicas, profissionais de educação física, fisioterapeutas e terapeutas ocupacionais do Crer estavam à frente das modalidades oferecendo apoio e orientações aos atletas. O Corpo de Bombeiros também esteve presente apoiando a realização de todo o evento.
 
Nathalia Borges Xavier participou da abertura das atividades. A atleta de parabandmingtom, campeã goiana da modalidade, 30º lugar no mundial, representante da seleção brasileira de parabadminton e coordenadora paradesporto na confederação, disse, em seu discurso, que estava contente em prestigiar um evento tão importante para as pessoas com deficiência e para as pessoas em reabilitação.

“Enquanto ex-paciente do Crer, reitero que o trabalho dessa instituição é de suma qualidade e relevância para o nosso Estado, município e País, abrangendo as diversas áreas do sujeito, não apenas na saúde, como integração, socialização, educacional, esportiva, odontológica e muito mais. Agradeço fortemente a oportunidade em compartilhar minhas vivencias e percepções.”

Sentimento de superação 
O diretor-geral do Crer, Válney Luís da Rocha, ressaltou a importância da realização do Fead. "Esse é um projeto com significado nobre, que busca estimular a readaptação e inclusão do paciente a sociedade, onde o sentimento de superação pode ser visto em todos os competidores, o que os torna verdadeiros vitoriosos, não só no esporte, mas principalmente na vida.”
 
A realização do Festival de Esporte Adaptado mostra que, além da reabilitação, o Crer se preocupa em readaptar o paciente, para que ele possa voltar às rotinas do dia a dia. O esporte contribui para a superação de desafios, estimula a concentração, o equilíbrio, a coordenação motora, além de elevar a autoestima. 

O festival proporciona aos pacientes atividades culturais e esportivas com a presença de familiares e amigos. Todos os atletas participantes do Fead receberam medalha de ouro pela superação e força de vontade.
 
Lália Dionizio (texto) e Juliana Saran (foto)/Agir

Governo na palma da mão

Pular para o conteúdo